Categorias: Política

TRE-PB retoma hoje julgamento de Veneziano

TRE-PB retoma hoje julgamento de Veneziano; ‘pressão branca’ pode contribuir para cassação

As repercussões negativas na mídia sobre o posicionamento do juiz João Batista, relator do Recurso do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), contra sua cassação, devem ter a sua resposta hoje, no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

É que nesta terça-feira (13), a Corte retoma a julgamento que já tem o voto favorável do relator pela cassação do mandato do prefeito.

Conhecido pela honestidade e lisura em suas decisões, João Batista vem sendo alvo de críticas desde que decidiu reformular o voto e acompanhar o relatório do Ministério Público Eleitoral, que pede a cassação do peemedebista.

Alguns articuladores da política acreditam que a suposta intromissão do chamado ‘quarto poder’, ou seja, a imprensa soa literalmente como um ‘tiro no pé’ para o grupo de Veneziano, repercutindo negativamente no restante do processo.

Na mídia, o juiz recebeu a solidariedade de colegas de profissão, com direito a nota da Associação dos Magistrados da Paraíba. "Sou grato por cada gesto de atenção solidária", disse.

O ‘pressão branca’ pró Veneziano ratifica ainda a sinalização para a efetivação da cassação do gestor. Veneziano já foi cassado em 1ª instância, e agora recorre da decisão no TRE-PB.

 

Confira a nota enviada pela AMPB em solidariedade ao magistrado

Veja o documento, na íntegra:

Em virtude de notícias veiculadas em alguns meios de comunicação, a respeito da atuação do Juiz Corregedor Regional Eleitoral do Estado da Paraíba, a Associação dos Magistrados da Paraíba vem a público manifestar alguns esclarecimentos e cobrar o respeito ao Poder Judiciário e a seus juízes, com resguardo da Justiça, da ordem democrática e da independência da magistratura: A Associação dos Magistrados da Paraíba – AMPB, Entidade representativa dos magistrados paraibanos, considerando notícias veiculadas por alguns órgãos da imprensa relativas à conduta do juiz relator do recurso contra a cassação do prefeito de Campina Grande, vem se manifestar nos seguintes termos:


1 – A Justiça Eleitoral da Paraíba é reconhecida e respeitada nacionalmente pela sua eficiência e rigor na condução das eleições, equilíbrio e imparcialidade de seus julgamentos, não se admitindo que seja alvo de acusações falsas, factóides, que visam tão somente desqualificar o julgador e intimidar os demais membros do Tribunal.


2 – É lamentável que alguns jornalistas fujam do dever ético de dizer a verdade e tentem envolver a Justiça paraibana em disputas político-partidárias, acusando-a de ser instrumento de barganha. A Justiça Eleitoral é formada por magistrados que exercem seu papel na democracia brasileira voltados para a aplicação da Lei e da Constituição, com isenção e independência.


3 – O juiz João Batista Barbosa é um magistrado de carreira, que ingressou no Poder Judiciário paraibano por meio de concurso público, possuindo larga experiência profissional e que sempre se conduziu com seriedade, independência e coragem, de forma que a Associação dos Magistrados da Paraíba repudia as infundadas acusações que lhe foram lançadas por segmentos da imprensa, com o único propósito de neutralizar a credibilidade do seu julgamento.


4 – A Associação dos Magistrados da Paraíba rechaça veementemente as infundadas acusações contra o magistrado João Batista Barbosa que atingem a sua dignidade como julgador e ser humano e espera da imprensa paraibana uma atuação responsável, pois gestos como esses só contribuem para o desprestígio das instituições democráticas, fomentando a descrença da população nos poderes constituídos. 5 – Espera, também, que prevaleça o respeito ao Poder Judiciário e a seus juízes, com resguardo da justiça, da ordem democrática e da independência da magistratura e, por fim, informa que disponibilizará ao magistrado a assessoria jurídica da Entidade para que sejam tomadas as medidas judiciais necessárias para assegurar o direito à honra e à independência do juiz, consagrados no Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos.


João Pessoa, 09 de setembro de 2011.


Juiz Antônio Silveira Neto


Presidente

 

 Márcia Dias

PB Agora

Últimas notícias

Estado divulga datas de pontos facultativos durante Carnaval 2026; confira

O desfile do bloco Muriçocas do Miramar, que será realizado nesta quarta-feira (11) à noite,…

7 de fevereiro de 2026

Domiciano e Sara Cabral declaram apoio à chapa liderada por Lucas Ribeiro rumo ao governo do Estado

A pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado ganhou adesões relevantes neste…

7 de fevereiro de 2026

Casa Branca remove vídeo de Trump que mostra casal Obama como macacos

Governo dos EUA disse que um funcionário fez a postagem. O vídeo racista postado na…

7 de fevereiro de 2026

Presidente do PT/PB afirma que eventual entrada de Julian Lemos na sigla depende de análise cuidadosa do partido

A presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada Cida Ramos, comentou nesta sexta-feira…

7 de fevereiro de 2026

Polícia apreende bazuca com homens que tentavam arremessar celulares para dentro de presídio em CG

Durante a madrugada deste sábado (7), policiais penais que atuam na Penitenciária Padrão de Campina…

7 de fevereiro de 2026

Carro sai da pista, capota e deixa uma pessoa morta e seis feridas no Sertão paraibano

Na manhã deste sábado (7), um carro com sete ocupantes saiu da pista e capotou…

7 de fevereiro de 2026