TRE-PB manda pré-candidato a reeleição a vereador em Mamanguape remover propaganda eleitoral antecipada

PUBLICIDADE

A Justiça Eleitoral deferiu uma liminar solicitada pelo Ministério Público, ordenando que o vereador e pré-candidato de Mamanguape, Luciano Castor de Souza, retire conteúdos de suas redes sociais e cesse práticas configuradas como propaganda eleitoral antecipada. A decisão foi proferida pela promotora da 7ª Zona Eleitoral, Ellen Cristina Veras de Araújo, na Representação Eleitoral nº 0600064-74.2024.6.15.0007.

Conforme a representação do MP Eleitoral, a Notícia de Fato nº 071.2024.000992 foi instaurada, apontando que o vereador, na condição de pré-candidato, estaria distribuindo água em caminhão-pipa adesivado com seu nome e menção à sua pré-candidatura. A ação foi divulgada em stories e postagens no Instagram do vereador, com imagens indicando fornecimento de água e o slogan “Luciano Castor – Água para todos”.

As imagens das redes sociais mostram a distribuição de água para eleitores, que gravaram mensagens de apoio político ao vereador, configurando ato de pré-campanha. Não há registros de tal atividade em anos anteriores, nem indicação de que o fornecimento de água faça parte de um programa social previamente estabelecido e condizente com as funções do cargo atual de Luciano Castor.

O monitoramento da conta do vereador na rede social demonstrou a repetição da conduta de associar sua imagem à distribuição de água, utilizando um caminhão-pipa adesivado com seu nome, menção à pré-candidatura e o slogan de campanha “água para todos”.

Na decisão liminar, a juíza eleitoral Juliana Duarte Maroja ressaltou que o vereador, em aparente atividade de pré-campanha, vincula seu nome e cargo à distribuição gratuita de água, utilizando o slogan “Vereador Luciano Castor – Água para todos”, configurando propaganda eleitoral antecipada conforme o art. 3º-A da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.610/2019.

A Justiça determinou que o vereador cesse novas práticas semelhantes, exclua, no prazo de 24 horas após a intimação, os conteúdos veiculados na rede social e pare de usar variações do slogan “Vereador Luciano Castor – Água para todos” durante o período de campanha eleitoral, desvinculando inclusive o nome “água para todos” de suas redes sociais. Além disso, o pré-candidato deve depositar em cartório a placa fixada no caminhão contendo o slogan.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero Lucena revoga artigo que flexibilizava Lei do Gabarito em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), editou nessa quinta-feira (18) uma Medida Provisória…

19 de dezembro de 2025

Homem com tornozeleira eletrônica é alvo de tentativa de homicídio em Mangabeira

Um homem de 31 anos, que utilizava tornozeleira eletrônica, foi alvo de uma tentativa de…

19 de dezembro de 2025

Câmara decide pela cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nessa quinta-feira (18) pela cassação dos mandatos…

19 de dezembro de 2025

Identidade cultural da PB fortalece gestão de Gustavo Feliciano no Turismo, diz Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), comemorou a indicação de Gustavo Feliciano…

19 de dezembro de 2025

Deputado paraibano ressalta importância do setor turístico na posse do filho como ministro

O deputado federal Dr. Damião Feliciano (União Brasil) destacou o simbolismo do momento em que…

19 de dezembro de 2025

PB ganha novo ministro: Lula pede por “bons serviços” e Gustavo Feliciano promete “esforço e dedicação” no Turismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou oficialmente na noite desta quinta-feira (18),…

19 de dezembro de 2025