Categorias: Política

TRE-PB inicia coleta de biometria na capital e busca chegar aos 100% do eleitorado paraibano

PUBLICIDADE

Com o objetivo de chegar aos 100% da biometria do eleitorado paraibano, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) disponibiliza a partir desta quarta-feira (1), dois pontos de atendimento aos eleitores de João Pessoa, chamados via mensagens de Whatsapp. A ação será feita na sede do Tribunal, no bairro do Tambiá, e na Casa da Cidadania, no Manaíra Shopping.

Desde segunda-feira, centenas de eleitores acessaram o Serviço de Atendimento Online via WhatsApp 3512 1500 para esclarecer dúvidas sobre o local de atendimento, dias de atendimento e documentação necessária. Para realizar o agendamento, acesse o link https://agendamento.tre-pb.jus.br

No dia 1º de setembro, a Seção de Sistemas e Orientação do Cadastro(Sesoc)
contabilizou 144.476 eleitores sem biometria. Após a convocação por mensagem, 3 mil eleitores paraibanos atenderam o chamado da Justiça Eleitoral. Na capital, 30 mil eleitores ainda não possuem biometria cadastrada. Eles começaram a ser notificados pela Justiça Eleitoral paraibana por mensagem via WhataApp.

Cerca de 9.800 mensagens já foram disparadas, somando segunda(29) e terça-feira (30). No próximo grupo, 6.500 eleitores receberão mensagens para comparecem aos locais informados, de 13 a 17 de outubro.

A chefe de Cartório da 70ª Zona Eleitoral de João Pessoa, Alice Coelho, destacou a importância do cadastramento biométrico para fortalecer a confiabilidade, maior celeridade e segurança do processo eleitoral. “O reconhecimento biométrico do eleitor na urna eletrônica envolve uma das etapas do processo de segurança. Ao alcançarmos 100% da biometria, os eleitores cadastrados deixarão de passar por algumas etapas de identificação, como assinatura no caderno de votação, isso contribui para um fluxo mais rápido e eficiente na cabine de votação”, explicou.

Além das eleições, o cadastramento biométrico também tem impacto em diversos serviços na plataforma Gov.br, que passaram a exigir a validação biométrica fornecida pela Justiça Eleitoral. A Paraíba é o quarto do país com maior número de eleitores biometrizados, mas a meta do TSE, é de que todos os TRE’s no país alcancem os 100% da biometria do eleitorado.

Serviço

A biometrização será realizada em dois pontos: na sede do TRE-PB, localizada na av. Princesa Isabel, n° 201, Centro de João Pessoa, das 8h às 14h. Já o atendimento na Casa da Cidadania, no Manaíra Shopping, acontece das 8h às 17h. Quem não atender ao chamado, será necessário comparecer ao Fórum Eleitoral das 07:00 às 14:00, com atendimento por ordem de chegada (com possível aguardo em fila).

Ascom TRE-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Congresso autoriza professor a acumular cargo público de qualquer natureza

Na manhã desta sexta-feira (19), o Congresso realizou sessão solene para promulgar a Emenda Constitucional…

20 de dezembro de 2025

Supremo Tribunal Federal nega liminar e mantém cassação de André Coutinho em Cabedelo

Na noite desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar…

20 de dezembro de 2025

TST determina que Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante greve

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de decisão da Kátia Magalhães Arruda determinou, nesta…

20 de dezembro de 2025

Morre Lindomar Castilho aos 85 anos; cantor matou a esposa a tiros na década de 80

O cantor Lindomar Castilho, um dos nomes mais emblemáticos da música brega brasileira, morreu aos…

20 de dezembro de 2025

Sabadinho Bom vai ter choro e samba com Israel Sete Cordas

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) apresenta, neste final de semana, o músico Israel…

20 de dezembro de 2025

Congresso aprova orçamento para 2026

O Congresso Nacional aprovou nesta sexta-feira (19) o parecer do relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL),…

20 de dezembro de 2025