O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB) deve definir, até a próxima semana, a retotalização de votos para a Câmara Municipal de Santa Rita. A decisão acontece após a Corte Eleitral cassar o mandato dos vereadores , Kinho de Lerolândia e Jardel de Pinto por fraude na cota de gênero nas eleições de 2020.
Segundo a Corte, o partido Avante, pelo qual os parlamentares foram eleitos, utilizaram candidata laranja apenas para preencher a cota exigida pela legislação para as mulheres.
A chefe do cartório, Diva Monteiro, adiantou que os procedimentos já estão sendo adotados para realizar a retotalização. Segundo ela, será convocada uma audiência pública para definição da nova composição.
“Os candidatos do Avante de Santa Rita tiveram os mandatos cassados, agora, todos os votos destinados à legenda foram considerados nulos, tendo em vista que a cota de gênero não foi respeitado. A data para o anúncio da nova composição ainda não foi definida. Por enquanto nós estamos processando toda a parte de procedimentos que são necessários para que seja reprocessado. Geralmente, segundo a resolução, deve haver uma audiência pública, então será marcada a data de uma audiência onde serão convocados os membros da junta eleitoral, publicando um edital dando conhecimento sobre a retotalização”, disse. As declarações repercutiram no programa Arapuan Verdade.
A expectativa é de que até a próxima terça-feira (27) seja redefinida a retotalização.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O religioso Frei Gilson se apresenta neste sábado (27), no Busto de Tamandaré, no projeto…
A Paraíba encerra o ano de 2025 com uma boa notícia para moradores e turistas:…
Após posar ao lado do ex-prefeito de Cabedelo André Coutinho (avante) e do deputado estadual…
O comunicador Nilvan Ferreira (PL) voltou a defendeu nesta sexta-feira (26), a unidade da direita…
O deputado federal Cabo Gilberto (PL) afirmou nesta sexta-feira (26), que o ex-presidente Jair Bolsonaro…
Atividades são desenvolvidas on-line e contam com emissão de certificado Os empreendedores que se sentem…