Categorias: Política

TRE estipula para as 19h divulgação do resultado das eleições na Paraíba

Totalização dos votos. Os paraibanos deverão tomar conhecimento se haverá segundo turno nas eleições para governador da Paraíba e Presidente da República, ou se o pleito foi decidido em primeiro turmo por volta das 19h. Pelo menos está é a previsão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). A perspectiva é que antes das 20h o TRE conclua a apuração e divulgue o nome dos dois senadores eleitos, bem como, dos 36 deputados estaduais e 12 deputados federais.

 

Mais uma vez, o esperado dos resultados das eleições deste ano é que saiam bem antes do previsto pelo Setor de Tecnologia de Informática do Tribunal Regional Eleitoral, estipulado para as 19 horas.

 

O presidente do TRE-PB, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, não quis estabelecer um horário para não gerar expectativas, uma vez que todo o processo depende das comunicações e alguma sessão pode atrasar por conta do número de eleitores.

“Isso é algo que não dá para prever, mas com certeza a nossa expectativa é que será o mais rápido possível. Estamos prontos para fazer o mais célere possível”, avaliou.

 

Segundo o desembargador, todas as urnas já foram devidamente distribuídas às 68 zonas eleitorais do Estado e a partir desta sexta-feira (5) para o sábado (6), elas serão colocadas nos locais de votação e nas 9.955 seções eleitorais. A Justiça Eleitoral disponibilizou 11.625 urnas eletrônicas e 1.654 urnas de contingência.

 

Conforme o setor de TI, a previsão é de que o leitor gaste em torno de um minuto para sufragar as suas escolhas. Vale lembrar que nestas eleições, os eleitores terão que votar em seis candidatos para os cinco cargos, na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente da República.

 

Para não esquecer os números dos seus candidatos no momento da votação, a Justiça Eleitoral disponibiliza a chamada “cola eleitoral”, que pode ser levada à cabina de votação.

É importante digitar o número de cada candidato com atenção e conferir a foto do político escolhido antes de apertar a tecla “Confirma”. Caso ocorra algum erro, o eleitor pode apertar a tecla “Corrige” antes de finalizar o processo e digitar o número novamente.

 

Conforme a Justiça Eleitoral, o voto em legenda pode ser dado ao partido somente no sistema proporcional, ou seja, para os cargos de deputado federal e deputado estadual/distrital. Se o eleitor desejar votar apenas no partido, sem especificar qual dos candidatos da legenda ele busca eleger, basta digitar os dois algarismos que identificam a agremiação política e apertar “Confirma”. Dessa forma, o eleitor ajudará o partido de sua preferência a conquistar mais vagas no Legislativo, sem escolher um candidato específico para preenchê-la.

 

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Últimas notícias

Após especulações sobre posicionamento de Jhony Bezerra, Lucas Ribeiro se encontra com o novo dirigente do Avante na Paraíba

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao governo estadual, Lucas Ribeiro, se reuniu nessa quarta-feira…

29 de janeiro de 2026

Operação Rota do Sertão: Grupo acusado de furtos qualificados é desarticulado no interior da Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba, por meio de uma ação integrada entre a 23ª Delegacia…

29 de janeiro de 2026

Pai e filho são presos por importunação sexual em ônibus interestadual, na PB

Nessa quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou uma intervenção em um…

29 de janeiro de 2026

Acusada de atear fogo no ex-companheiro é presa no Centro de João Pessoa

Foi presa mulher suspeita de tentar matar um homem ateando fogo contra ele, no Centro…

29 de janeiro de 2026

Superintendente do DNIT na Paraíba garante conclusão da primeira fase da triplicação da BR-230 até setembro

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Arnaldo Monteiro, garantiu…

29 de janeiro de 2026

Alexandre de Moraes autoriza visita de Cabo Gilberto a Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta quinta-feira (29), o…

29 de janeiro de 2026