Categorias: Política

“Total confiança”, diz Galdino ao expressar convicção na nomeação da filha no TCE/PB

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), manifestou, na manhã desta sexta-feira (04), “total confiança” na nomeação de sua filha, Alanna Galdino, para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A declaração ocorreu um dia após a decisão da juíza Virgínia Fernandes, da 5ª Vara da Fazenda Pública, que suspendeu a indicação de Alanna para a função.

Durante a Conferência da Confep, em João Pessoa, Adriano foi questionado por jornalistas sobre sua confiança no processo de nomeação, mesmo após a decisão judicial que impede o seguimento do processo. O presidente foi enfático ao responder: “Totalmente [confiante], vamos para a luta”, afirmou.

Após a suspensão judicial do processo de posse de Alanna, a Assembleia Legislativa da Paraíba se manifestou, destacando a legalidade da indicação. A Casa Legislativa citou o artigo 242 do seu regimento interno, que concede à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a decisão de convocar ou não a indicada para sabatina. Segundo a Assembleia, a CCJ, sob a relatoria do deputado estadual Felipe Leitão, optou por dispensar a sabatina, fundamentando-se na análise dos documentos apresentados, que comprovavam o cumprimento integral dos requisitos para o cargo de conselheira do TCE. A matéria foi então submetida ao plenário, sendo aprovada por 31 votos favoráveis, ratificando a decisão de dispensar a sabatina.

Em sua defesa, a ALPB afirmou: “Com o devido respeito, discordamos do entendimento manifestado pela Nobre Magistrada, pois reafirmamos que todos os trâmites legais e regimentais foram observados.” A nota ainda ressaltou que a iniciativa não era inédita, mencionando precedentes semelhantes em outras esferas legislativas, como na Câmara dos Deputados, que, em situação análoga, também dispensou a sabatina de um indicado ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

A decisão judicial

Na tarde de quinta-feira (03), a juíza Virgínia Fernandes, da 5ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu a nomeação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do TCE. A ação foi movida pelo ex-prefeito de Pocinhos, Cláudio Chaves, e questionava a falta de sabatina no processo legislativo. Na decisão, a juíza suspendeu os efeitos do decreto da Assembleia Legislativa que referendava a indicação de Alanna e também a nomeação assinada pelo governador João Azevêdo (PSB), além de paralisar o processo administrativo no TCE relacionado à nomeação.

A magistrada destacou a ausência de uma sabatina, etapa obrigatória prevista no artigo 240 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, o que, segundo ela, gerava ilegalidade formal no ato de aprovação, autorizando o controle jurisdicional do ato.

Redação

Últimas notícias

Cicinho quebra silêncio sobre acusações contra João Lima e diz que colaborará com apuração das denúncias contra o filho

O cantor, compositor e suplente de estadual da Paraíba, Cicinho Lima, divulgou uma nota oficial…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Quatro pessoas seguem internadas após raio atingir ato pró-Bolsonaro em Brasília

Ao menos quatro pessoas permanecem internadas em observação no Hospital de Base do Distrito Federal…

26 de janeiro de 2026

IML confirma que feto encontrado em JP morreu de forma intrauterina

O Instituto de Medicina Legal (IML) de João Pessoa divulgou, nesta segunda-feira (26), informações sobre…

26 de janeiro de 2026

Fundação Campeões do Amanhã segue com inscrições abertas para três modalidades

Das oito modalidades oferecidas gratuitamente pela Fundação Campeões do Amanhã, da Prefeitura de João Pessoa,…

26 de janeiro de 2026