Categorias: Política

“Total confiança”, diz Galdino ao expressar convicção na nomeação da filha no TCE/PB

PUBLICIDADE

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), manifestou, na manhã desta sexta-feira (04), “total confiança” na nomeação de sua filha, Alanna Galdino, para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A declaração ocorreu um dia após a decisão da juíza Virgínia Fernandes, da 5ª Vara da Fazenda Pública, que suspendeu a indicação de Alanna para a função.

Durante a Conferência da Confep, em João Pessoa, Adriano foi questionado por jornalistas sobre sua confiança no processo de nomeação, mesmo após a decisão judicial que impede o seguimento do processo. O presidente foi enfático ao responder: “Totalmente [confiante], vamos para a luta”, afirmou.

Após a suspensão judicial do processo de posse de Alanna, a Assembleia Legislativa da Paraíba se manifestou, destacando a legalidade da indicação. A Casa Legislativa citou o artigo 242 do seu regimento interno, que concede à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a decisão de convocar ou não a indicada para sabatina. Segundo a Assembleia, a CCJ, sob a relatoria do deputado estadual Felipe Leitão, optou por dispensar a sabatina, fundamentando-se na análise dos documentos apresentados, que comprovavam o cumprimento integral dos requisitos para o cargo de conselheira do TCE. A matéria foi então submetida ao plenário, sendo aprovada por 31 votos favoráveis, ratificando a decisão de dispensar a sabatina.

Em sua defesa, a ALPB afirmou: “Com o devido respeito, discordamos do entendimento manifestado pela Nobre Magistrada, pois reafirmamos que todos os trâmites legais e regimentais foram observados.” A nota ainda ressaltou que a iniciativa não era inédita, mencionando precedentes semelhantes em outras esferas legislativas, como na Câmara dos Deputados, que, em situação análoga, também dispensou a sabatina de um indicado ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

A decisão judicial

Na tarde de quinta-feira (03), a juíza Virgínia Fernandes, da 5ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu a nomeação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do TCE. A ação foi movida pelo ex-prefeito de Pocinhos, Cláudio Chaves, e questionava a falta de sabatina no processo legislativo. Na decisão, a juíza suspendeu os efeitos do decreto da Assembleia Legislativa que referendava a indicação de Alanna e também a nomeação assinada pelo governador João Azevêdo (PSB), além de paralisar o processo administrativo no TCE relacionado à nomeação.

A magistrada destacou a ausência de uma sabatina, etapa obrigatória prevista no artigo 240 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, o que, segundo ela, gerava ilegalidade formal no ato de aprovação, autorizando o controle jurisdicional do ato.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Aguinaldo Ribeiro é designado para relatar projeto que prevê corte de benefícios fiscais em 2026

O deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) foi oficialmente designado, nesta segunda-feira (8), pelo presidente da…

8 de dezembro de 2025

Pai morre e filhos ficam feridos após moto atingir estrutura na BR-230, em João Pessoa

Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…

8 de dezembro de 2025

Jhony Bezerra nega atrito com Galdino após mudança no comando do Trauma em CG

O superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra (PSB), afirmou que não há atrito entre ele…

8 de dezembro de 2025

Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025

Deu na Folha de S. Paulo: PT e Hugo Motta vivem momento de tensão e aliança na Paraíba vira ponto de atenção

A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…

8 de dezembro de 2025

UEPB define novo calendário acadêmico nesta terça-feira; expectativa é de que aulas voltem só em 2026

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve definir amanhã, terça-feira (9), o novo calendário acadêmico…

8 de dezembro de 2025