Categorias: Política

TJ inocenta Veneziano do caso da Maranata em 2008

PUBLICIDADE

 O desembargador José Ricardo Porto, do Tribunal de Justiça, absolveu o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo do famoso caso Maranata. Ele negou seguimento a uma apelação cível movida pelo Ministério Público Estadual (MPPB), questionando sentença de 1º grau que extinguiu o processo sem resolução de mérito, por falta de indícios suficientes da prática de improbidade administrativa.

 

O advogado Luciano Pires, que fez a defesa de Veneziano, destacou a lisura dos atos praticados pelo ex-prefeito. “Tanto em 1º como em 2º graus a convicção firmada pelos julgadores foi no sentido da lisura dos atos de gestão praticados pelo ex-prefeito, razão por que é de se louvar a rígida prestação jurisdicional, que atentou com percuciência para as questões de fato e de direito inseridas nos autos para concluir assim pela improcedência das acusações”.

 

No recurso, o MPPB alegou que restou comprovado nos autos a captação ilícita de recursos para campanha eleitoral, uma vez que a empresa Maranata recebeu pagamento de R$ 50.119,20 da Prefeitura Municipal de Campina Grande pela prestação de serviços e reverteu a quantia para a campanha eleitoral de reeleição de Veneziano Vital do Rêgo em 2008.

Na primeira instância, o juiz entendeu que não teria havido arrecadação ilícita de recursos públicos para financiamento de campanha eleitoral, uma vez que o dinheiro pago à empresa seria efetivamente devido, conforme contrato de prestação de serviços e nota fiscal, não havendo sequer indícios da não prestação do serviço e intenção de simular transferência de verba pública para conta de campanha de candidato.

Também considerou lícita a operação de doação de pessoas físicas e jurídicas às campanhas eleitorais. Para o relator do processo, desembargador José Ricardo Porto, em nenhum momento de sua irresignação, o Ministério Público fundamentou o seu apelo, motivo pelo qual deve ser mantida a decisão que absolveu Veneziano.

Redação

Últimas notícias

Campanha da Fraternidade da CNBB foca no direito à moradia digna

Igreja Católica defende habitação como porta de entrada à cidadania. A Conferência Nacional dos Bispos…

18 de fevereiro de 2026

Coren-PB emite nota após renúncia da presidente e garante apurações com imparcialidade

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) se manifestou publicamente, através de nota publicada…

18 de fevereiro de 2026

Veneziano garante recursos para cumprir cronograma de duplicação da BR 230 em CG

O senador participou de uma inspeção as obras nesta quarta-feira. O Senador Veneziano Vital do…

18 de fevereiro de 2026

Jackson Macedo critica movimento conservador após repercussão negativa em desfile que prestava homenagem a Lula

O ex-presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira…

18 de fevereiro de 2026

“De Volta Para Minha Terra”: ALPB vai apreciar PL que enviará pessoas em situação de rua na PB para seu estado de origem

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve apreciar nos próximos dias o Projeto de Lei…

18 de fevereiro de 2026

Governo Federal lança Portal de Educação Empreendedora com cursos gratuitos

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o…

18 de fevereiro de 2026