Tião Gomes cobra reciprocidade de apoio a Adriano Galdino que revela que se mantém candidato a presidente da ALPB

Até o dia 01 de fevereiro de 2023, data da eleição para presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), muita coisa ainda vai rolar nos bastidores. Neste sentindo, ontem (09), um novo capítulo ocorreu, quando o deputado estadual Tião Gomes (PSB) cobrou, reciprocidade do Republicanos à sua pretensão de disputar a Presidência da ALPB pelo apoio que garantiu a Adriano Galdino dois mandatos consecutivos no comando do Poder Legislativo Estadual. Galdino respondeu destacando que continua candidato à presidência no segundo biênio.

“Eu esperava sim esse apoio porque eu já votei e lutei por Galdino três vezes. Esperava que agora fosse Tiaozinho”, afirmou Tião, ao destacar ainda que se apresentava como candidato para o segundo biênio (2021, 2022), onde desistiu dando apoio a Galdino, que venceu a eleição antecipada após já ter sido escolhido para o primeiro biênio. O apoio de última hora derrotou o deputado Hervázio Bezerra (PSB), à época já dado como certo para presidir a Assembleia nos últimos dois anos do mandato.

“O Republicanos tem oito deputados e quer ter o controle total da Assembleia Legislativa. Eu não acho errado, eu acho mal colocado. Deveria pleitear uma e deixar a outra para o PSB. Eu quero deixar bem claro: não quero dois biênios, só um”, comentou Gomes.

A esse respeito o atual presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos), confirmou que será candidato novamente ao cargo. Adriano afirmou que existe uma dúvida jurídica a respeito de recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a dirigentes reeleitos em casas legislativas que poderia impedi-lo de assumir mais uma vez a presidência da ALPB uma vez que foi eleito e reconduzido de 2018 a 2022.

“Existe uma decisão do STF que considera o lapso temporal a partir de 2021. Se formos interpretar ao pé da letra, veremos que eu posso disputar o primeiro biênio. Mas, amanhã eu estaria na Unale [25ª Conferência Nacional da Unale, realizada em Recife, Pernambuco] e um dos temas será esse porque a situação não é apenas da Paraíba, mas de vários locais do Brasil e teremos uma palestra a respeito disso. Espero ter uma definição. Caso não possa disputar no primeiro biênio, serei candidato no segundo com toda certeza, mas se for possível no primeiro, eu disputarei”, comentou.

Da Redação

Últimas notícias

MPPB emite parecer contra pedido de Habeas Corpus feito por defesa de cantor João Lima

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) opinou contra o pedido de Habeas Corpus impetrado pela…

5 de fevereiro de 2026

Juiz Euler Paulo de Moura Jansen toma posse no TRE-PB nesta sexta

O juiz de direito Euler Paulo de Moura Jansen, tomará posse para o cargo de…

5 de fevereiro de 2026

Paraíba teve 21,8 mil aprovados no Sisu 2026

O estado da Paraíba teve 21.863 pessoas aprovadas na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada…

5 de fevereiro de 2026

Tambiá Folia faz 27 anos com Zé Felipe e frevo neste sábado

Bloco sai neste sábado (7), a partir das 19h, homenageia o jornalista Walter Santos e…

5 de fevereiro de 2026

Na volta aos trabalhos, oposição na CMJP se movimenta e pode chegar a 14 integrantes em 2026

Na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta quinta-feira (5), a…

5 de fevereiro de 2026

Hugo Motta projeta liderança de Lucas Ribeiro já no 1º turno da disputa pelo Governo da Paraíba

O deputado federal Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados e do Republicanos na Paraíba,…

5 de fevereiro de 2026