Portal Terra repercute decisão que determinou a retirada dos adesivos do ‘Expresso 40’
O portal Terra, de veiculação nacional, repercutiu, em matéria nesta quarta-feira (28), a determinação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que mandou retirar os adesivos do ônibus utilizado pela Coligação "Uma Nova Paraíba"
Confira a matéria:
PB: Justiça determina retirada de adesivos de ônibus do PSB
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou nesta terça-feira (27) a retirada dos adesivos do "Expresso 40", o ônibus utilizado pela Coligação "Uma Nova Paraíba". O candidato a governador pelo PSB, Ricardo Coutinho, tem o prazo de 48 horas para cumprir a determinação.
O pedido para retirada dos adesivos foi feito pela Coligação "Paraíba Unida", alegando que o veículo, que percorre municípios paraibanos recolhendo propostas, não poderia exibir imagens tão grandes dos candidatos.
O ônibus tem a cor laranja e carrega as fotos de Ricardo Coutinho, do seu vice, Rômulo Gouveia (PSDB), e dos candidatos a senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e Efraim Morais (DEM). A legislação eleitoral determina que os adesivos nos veículos não podem ocupar mais de 50% de sua área e/ou não exceda os 4m².
O voto do juiz de mídia, Leôncio Teixeira Câmara, foi pela retirada dos adesivos num prazo de 48 horas. Apesar disso, o relator do processo não votou pela proibição da circulação do ônibus no Estado. A decisão do juiz foi seguida por toda a Corte Eleitoral.
O que causou estranheza dos advogados é que o juiz da propaganda de mídia, bem como os juízes eleitorais, decidiram pela retirada dos adesivos sem saber quais as medidas exatas das fotos de Ricardo, Rômulo, Cássio e Efraim estampadas no veículo. Por isso, solicitou que a Coligação junte aos autos o tamanho dos adesivos.
Caso seja confirmado que as fotos estampadas no ônibus são maiores que o permitido, os responsáveis poderão ser multados em R$ 8 mil. Segundo o advogado da Coligação, Ricardo Sérvulo, a decisão do TRE cabe recurso. "Vamos recorrer dessa decisão já que não achamos que o "Expresso 40" esteja ultrapassando o que pede a legislação eleitoral", disse.
Para o advogado da Coligação "Paraíba Unida", Valberto Azevedo, os adesivos ultrapassam e muito o permitido pela legislação e está totalmente irregular. "Isso está visível no exagero da propaganda exposta", frisou.
Redação com Terra
A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã de hoje (4), a Operação Stone, com…
O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), conseguiu ontem (03), articular…
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas na noite de ontem (03), para combater um…
Cerca de 77 mil alunos da rede pública de João Pessoa, estão de volta a…
O Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (03/02), a Medida Provisória (MP) nº 1.313,…
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem, terça-feira (03/02) o projeto de lei…