Categorias: Política

Termina hoje prazo para troca-troca de partidos

PUBLICIDADE

Os pré-candidatos que pretendem disputar a Presidência da República, Governo do Estado, vagas no Senado, Câmara e Assembléia Legislativa nas eleições de 2010 tem até hoje, um ano antes das eleições gerais, para trocar de partido ou se filiar a alguma legenda. É o que determina o calendário eleitoral com base na resolução 23.089, instrução nº 126, que teve como relator o ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Hoje termina também o prazo para que todos os partidos políticos, que pretendem participar das próximas eleições, obtenham registro de seus estatutos no TSE, como prevê a Legislação Eleitoral Lei nº 9.504/97, artigo 4º e a data limite para que candidatos a cargos eletivos no pleito estadual tenham domicilio eleitoral na circunscrição na qual pretende concorrer.

O calendário prevê ainda outras instruções, como a que estabelece o dia 18 de dezembro como a data limite para que os tribunais eleitorais designem os juizes auxiliares que ficarão engarregados, no período a campanha, de apreciar representações e reclamações referentes ao descumprimento da Lei nº 9.504/97, principalmente as ações que podem acontecer no primeiro turno das eleições (e no segundo, caso ocorra), relacionadas a denúncia de compra de votos, a analise dos pedidos de direitos de resposta, entre outras demandas.

A partir do dia 1º de janeiro do próximo ano, o calendário determina que as entidades ou empresas, que realizarem pesquisas de opinião pública referente as eleições ou candidatos, ficam obrigadas a registrar no Tribunal Regional Eleitoral que, por sua vez, compete fazer o registro dos postulantes a cargos eletivos as informações previstas em lei e em instruções expedidas pelo TSE.

Além disso, a partir desta mesma data fica proibido a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentáriano exercício anterior. Nesse caso, o Ministério Público poderá acompanhar a execução financeira e administrativa de eventuais programas sociais.

O calendário orienta ainda que o dia 5 de março de 2010 é o prazo final para que o TSE faça a expedição das instruções realativas as eleições estaduais e para Presidente da República.

 

 

Da Redação com O Norte

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024