Categorias: Política

Temer deixa análise de boicote na base para lá

PUBLICIDADE

No dia seguinte à vitória em plenário, o governo preferiu celebrar a focar em possíveis traições da base aliada. Apesar de ter conseguido somente o apoio de 251 deputados para enterrar a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República — menos da metade da Casa —, aliados do presidente preferiram fazer discursos mais sóbrios e evitar ameaças de retaliações. Não que elas não venham, mas serão analisadas com calma, caso a caso, segundo interlocutores do presidente. Para eles, é preciso ter cautela para não correr riscos de aumentar a fissura na base.

O próprio presidente, mesmo com a recomendação médica de repousar, divulgou vídeo nas redes sociais para agradecer os votos obtidos em plenário contra a denúncia que o acusava de obstrução de Justiça e organização criminosa. Temer inicia o vídeo declarando que “o Brasil é sempre maior do que qualquer desafio”. E continua, analisando que o país ficou “ainda mais forte” após ter “as instituições testadas de forma dramática nos últimos meses”. Mediante acordos e barganhas, Temer conseguiu alinhar as articulações políticas que lhe permitiram engavetar duas peças acusatórias na Câmara.

A expectativa de Temer é de que agora terá mais segurança no cargo para governar e tocar as agendas reformistas, sem demais preocupações com a PGR. No vídeo, ele reforça que é preciso “ter foco no que interessa ao povo”. “A ponte que estamos construindo para o futuro é sólida, firme, resistente. Começamos a construí-la ainda em 2015, certos do nosso caminho e convictos do nosso destino”, declarou.
Constrangimento

Fiel escudeiro de Temer, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) demonstrou o descontentamento com o placar, até porque a negociação para manter o presidente no cargo foi muito intensa nas últimas semanas. Para ele, as traições vieram de pessoas que teriam feito solicitações complementares e não foram atendidas. “Não é emenda que não foi liberada. Os compromissos que o governo fez, ele cumpriu. Talvez tenha aparecido gente com pedido complementar”, acredita Marun.

O peemedebista ressalta que ficou claro quem está com o governo e, a partir de agora, é trabalhar de acordo com os interesses dessa base para, a partir dela, conquistar novos votos para as reformas. Entre os principais constrangimentos está a votação no PSDB, à frente de quatro ministérios. O placar do partido se inverteu em relação à primeira denúncia e a maioria votou contra o presidente, ficando 23 a 20.

“Existem ali companheiros valorosos que seria muito custoso não tê-los ao nosso lado. Mas também tem ali uma turma que é difícil de aguentar. Essa votação criou um grande fosso nas relações do PMDB e do PSDB para as eleições de 2018”, afirma Marun.

Da Paraíba o placar de 7 votos contrários à continuação da investigação a 5 votos favoráveis, se confirmou.

Veja como votou cada deputado da bancada federal paraibana:

A FAVOR DA CONTINUAÇÃO DA DENÚNCIA:

Damião Feliciano (PDT)

Luiz Couto (PT)

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Veneziano Vital do Rêgo (PMDB)

Wellington Roberto (PR)

CONTRÁRIOS:

Aguinaldo Ribeiro (PP)

André Amaral (PMDB)

Benjamin Maranhão (SD)

Efraim Filho (DEM)

Hugo Motta (PMDB)

Rômulo Gouveia (PSD)

Wilson Filho (PTB)


Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Cajazeiras iniciam programação do Férias Funesc nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (19) a programação do ‘Férias Funesc’, projeto da Fundação Espaço Cultural da…

18 de janeiro de 2026

Antes da estreia no Paraibano, Botafogo anuncia mais um reforço para a lateral esquerda

O Botafogo-PB anunciou oficialmente neste sábado (17), a contratação do lateral-esquerdo Luiz Fernando, de 25 anos, conhecido como Bull.…

18 de janeiro de 2026

Hugo Motta diz que Câmara dará tramitação rápida para validar acordo Mercosul-UE

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou a formalização do acordo comercial…

18 de janeiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 35 cidades do Sertão paraibano

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 35 municípios…

18 de janeiro de 2026

Ainda sem Nenê, Botafogo-PB empata com Esporte de Patos na estreia do Paraibano

Botafogo-PB e Esporte de Patos ficaram no empate em 1 a 1 na manhã deste…

18 de janeiro de 2026

Projeto Vila Kids Sejel oferece colônia de férias dominicais gratuitas na Vila Olímpica Parahyba

Vila Olímpica Parahyba será palco neste domingo (18) de muitas brincadeiras e recreação com crianças…

18 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464