Categorias: Política

Temendo protestos de grevistas, Dilma não divulga viagem ao Rio

Com o aumento da pressão de servidores federais em greve, a presidente Dilma Rousseff decidiu não divulgar com antecedência, em sua agenda oficial, uma viagem que fará nesta tarde ao Rio de Janeiro. A presidente irá à cidade, acompanhada do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para participar da cerimônia de premiação da Olimpíada de Matemática, às 15h, no Theatro Municipal.

A informação sobre a participação de Dilma no evento foi divulgada menos de uma hora antes do embarque da presidente –através de uma alteração na agenda oficial. Segundo a Folha apurou, a presidência temia a organização de protestos e possíveis vaias de manifestantes. O Palácio do Planalto não confirma a informação.

A preocupação é baseada em eventos antecedentes. Na última viagem oficial da presidente Dilma a Alagoas, manifestantes sem-terra organizaram protestos e chegaram a bloquear rodovias que davam acesso ao evento que Dilma participou. Eles pediam "mais agilidade" na condução da reforma agrária. O protesto gerou confronto com a polícia militar, que utilizou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes.

Neste ano, a presidente Dilma já cancelou participação em pelo menos dois eventos por causa da possibilidade de enfrentar manifestações de grevistas. Um deles seria realizado na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e foi cancelado em função da greve de professores universitários. O outro evento ocorreria no Trensurb, em Porto Alegre, teve seu cancelamento gerado por uma paralisação de metroviários.

NEGOCIAÇÃO

O governo federal discute com servidores grevistas a devolução do dinheiro descontado dos contracheques de 11.495 funcionários que tiveram ponto cortado durante os dias de paralisação.

A negociação é feita pelo secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça.

"Ele disse que está disposto a negociar [a devolução dos dias cortados], se houver reposição da atividade represada", disse o presidente do Sinagências (Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação), João Maria Medeiros.

Durante o fim de semana, o ministério fez várias rodadas de negociação. Além das agências reguladoras, foram recebidos funcionários do Incra, da área de infraestrutura, gestão e fiscalização, meio ambiente, controladores de voo, servidores do Itamaraty e fiscais agropecuários.

De acordo com o ministério, 40% dos grevistas deverão fechar acordo com o governo entre hoje e amanhã.

Segundo a pasta, a reposição do ponto é sempre "elemento de negociação", mas que, como nenhum acordo foi fechado, o ponto segue cortado. Hoje, o governo deverá ter um balanço sobre as categorias que aceitarão o reajuste de 15,8% em três anos.


Folha Online

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026