Técnica do TRE-PB revela que das 106 candidaturas indeferidas na PB, 31 entraram com recurso

PUBLICIDADE

Em entrevista à imprensa a secretária judiciária e da informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Andréa Ribeiro, analisou o recente levantamento da corte onde aponta que das 106 candidaturas indeferidas pelo tribunal, 31 conseguiram entrar com recurso e esperam definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com os casos ainda indefinidos pela Justiça Eleitoral, os eleitores se perguntam: esses candidatos poderão ser votados no próximo dia 2 de outubro? Segundo a secretária judiciária e da informação do TRE-PB, Andréa Ribeiro, todos os candidatos que têm a situação “indeferido com recurso”, no sistema DivulgaCandContas, terão suas fotos incluídas nas urnas eletrônicas e poderão receber os votos dos eleitores. Eles poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral e continuar tentando reverter a decisão até não caber mais recursos. Por isso, eles poderão não apenas ser votados, como também diplomados, caso consigam ter a candidatura deferida.

“Enquanto ele tiver chances de reverter, fica na urna o seu nome, mas, se a decisão final da justiça eleitoral disser que ele está indeferido, os votos que foram atribuídos ao candidato são anulados”, afirmou a técnica do TRE-PB.

Ainda segundo Andréa Ribeiro, a previsão de anulação de votos do candidato indeferiro está na Resolução do TSE nº 23.609/2019. No caso do sistema majoritário, ou seja, de candidatos a governador, presidente ou senador, chegando a ser eleito mesmo com registro indeferido, deverá acontecer nova eleição, de acordo com a secretária judiciária. “Sobrevindo qualquer fato que acarrete o indeferimento do registro, cassação do diploma ou do mandato dos eleitos em pleito regido pelo sistema majoritário – de maioria simples ou absoluta –, independentemente do número de votos anulados, a consequência será a realização de nova eleição”,aponta a resolução.

Caso eleito, o candidato tem duas opções: “O TSE reforma a decisão do TRE e defere o registro. Deve ter recurso do Ministério Público ou do outro impugnante, mas segue podendo ser diplomado, a menos que o Supremo Tribunal Federal mude. Ou o TSE mantém a decisão do TRE e acontece uma nova eleição, a menos que consigam liminar e suspendam”, explicou Andrea Ribeiro. Além disso, a resolução prevê que, nas eleições majoritárias, se não houver candidato diplomado, caberá ao presidente do Poder Legislativo assumir e exercer o cargo “até que sobrevenha decisão favorável no processo de registro ou haja nova eleição”. Já nas eleições proporcionais, no caso de candidatos a deputados estaduais e federais com registros indeferidos, a secretária judiciária explicou que, em via de regra, implica em retotalização dos votos. “Mas se atingir mais de 50% dos votos, então precisa de nova eleição”, ressaltou.

Da Redação

Últimas notícias

Cida Ramos defende homenagem de escola de samba a Lula e acusa oposição de campanha antecipada com panfletagem

A presidente estadual do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, saiu em defesa…

19 de fevereiro de 2026

Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da PB minimiza apelo de trabalhadores por fim da escala 6×1

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), José Lopes, criticou, nesta quinta-feira…

19 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra revela circulação de lista com assinaturas de deputados para indicar Deusdete Queiroga ao TCE-PB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou nesta quinta-feira (19), que os bastidores da Assembleia…

19 de fevereiro de 2026

Você sabia que a PB é o maior produtor de abacaxi do Brasil; veja das cidades paraibanas líderes na produção

O abacaxi é cultivado em todas as Unidades da Federação, com exceção do Piauí. Segundo…

19 de fevereiro de 2026

PIB da Paraíba terá 2º maior crescimento do Nordeste em 2026, aponta projeção do BB

Com projeção de alta mais uma vez bem acima da média regional e do País,…

19 de fevereiro de 2026

Eventos noturnos no clube Cabo Branco devem respeitar limite determinado pelo MPPB, após denúncia de poluição sonora

Até 30 de agosto deste ano, os eventos noturnos no Esporte Clube Cabo Branco, no…

19 de fevereiro de 2026