Categorias: Política

TCU: Funcionário de carreira pode desbancar Feliciano

PUBLICIDADE

Entidade lança funcionário de carreira para desbancar Feliciano na disputa por vaga no TCU

Num processo inédito no Tribunal de Contas da União (TCU), a associação que representa os auditores do órgão decidiu entrar na briga pela vaga do ex-presidente do tribunal Ubiratan Aguiar, que deverá se aposentar no início de agosto, quando completará 70 anos. A entidade deverá concorrer com o deputado federal da Paraíba, Damião Feliciano (PDT) que está no páreo pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas da União (TCU).

A União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), com o apoio de entidades civis como a OAB, Instituto Ethos e Movimento Ficha Limpa, lançou a campanha "Ministro Cidadão", defendendo a candidatura do auditor Rosendo Severo. O cargo é disputado por dez deputados da base governista.

No páreo, brigando com a favorita, a deputada Ana Arraes (PSB-PE), estão os deputados Sérgio Carneiro (PT-BA), apoiado pela bancada petista; Osmar Serraglio (PMDB-PR), Jovair Arantes(GO), líder do PTB, Fátima Pelaes (PMDB), Átila Lins (PMDB), Damião Feliciano (PDT-PB), Milton Monti (PR-SP) e José Rocha (PR-BA). Aldo Rebelo (PcdoB-SP) teria retirado seu nome.

Rosendo é auditor há 20 anos e já foi secretário-geral de controle externo no TCU. Ele foi o nome escolhido, de uma lista de 60 nomes entre os 1.600 auditores filiados à Auditar. O assessor de Comunicação da associação, Leonardo Araújo, disse que já há negociações com um líder partidário para que seu partido assuma a indicação de Rosendo.

– A Constituição diz que, dos nove ministros do TCU, três serão indicados pelo Presidente da República e seis pelo Congresso, sendo três pela Câmara e três pelo Senado. Mas não é mandatório que seja um parlamentar. Temos um candidato à altura. Será mais um azarão para entrar nessa briga – disse Leonardo Araújo.

O ‘empregão’ é vitalício, com salário de R$ 25 mil, aposentadoria integral, férias de dois meses por ano, carro oficial, cota de passagens de cerca de R$ 50 mil por ano e assessoria do mais completo corpo técnico da República. Pela Constituição, os nove ministros do TCU devem ter idoneidade moral, reputação ilibada e notório saber jurídico e técnico para exercer o cargo, com experiência de, no mínimo, dez anos nessa área.

Candidatos precisam provar que tem a ficha limpa

A Auditar comemora o fato de que, pela primeira vez, um auditor foi eleito por seus pares, em uma eleição aberta, e se tornou o nome que entidades civis da sociedade brasileira estão apoiando para ser o próximo ministro do TCU. Além de todas as questões técnicas, para participar do processo eleitoral, os candidatos tiveram que apresentar termos de responsabilidade atestando o cumprimento de todos os quesitos previstos na Lei da Ficha Limpa.

Redação

Com O Globo

Últimas notícias

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Mulher é baleada no rosto durante tiroteio no bairro José Américo, em João Pessoa

A madrugada deste domingo (22) foi marcada por um tiroteio no bairro do José Américo,…

22 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

22 de fevereiro de 2026

Cássio Cunha Lima encontra Cícero Lucena em João Pessoa: “Meu governador”

Um encontro aparentemente casual entre dois nomes históricos da política paraibana acabou ganhando contornos de…

22 de fevereiro de 2026

Veneziano cumpre agenda no Sertão com reunião em Paulista e evento festivo em Bom Sucesso

O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026