Categorias: Política

TCE aprova as contas de Cássio Cunha Lima

Por 4 votos a 1, TCE aprova as contas de 2008 do ex-governador tucano Cássio Cunha Lima

O Tribunal de Contas da Paraíba emitiu, por 4 votos a 1, parecer favorável à aprovação das contas de 2008 do ex-governador Cássio Cunha Lima, conforme parecer do Ministério Público e o voto do relator do processo, conselheiro Fábio Nogueira. O julgamento, nesta quinta-feira (10), do qual se absteve o conselheiro Fernando Catão, teve voto divergente do auditor substituto de conselheiro Renato Sérgio Santiago Melo.

O relator exibiu planilhas contendo um histórico das considerações do Tribunal Pleno acerca das aplicações em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), desde o exercício de 2010, pelos governos estaduais. Demonstrou, então, que o índice de convergência da Corte em relação à composição da base de cálculo para o MDE tem sido da ordem de 98%.

Em 100% dos casos, os relatores das contas de governo desde 2000 até 2007 aceitaram como gastos do setor despesas com inativos e pensionistas, parcelamento de débitos com o INSS e a Cagepa (a serviço das escolas) e precatórios. E, da mesma forma, não aceitaram gastos com difusão em geral, aquisição de gêneros alimentícios e devolução de saldos de convênio.

Tanto o relator Fábio Nogueira quanto o Ministério Público, representado pela procuradora geral Ana Teresa Nóbrega, consideraram que as aplicações do Governo Estadual em MDE suplantaram, em 2008, o limite mínimo exigido de 25% das receitas próprias estaduais e transferências. Foram alcançados 25,32%, segundo o relator, e 25,10%, segundo o MP.

Fazendo uso de outra planilha, o conselheiro Fábio Nogueira também demonstrou que o entendimento do Tribunal, em relação às aplicações em ações e serviços públicos de saúde, tem convergência em 96% dos casos, desde o exercício de 2000.

São 100% aceitos, desde então, no cálculo dessas aplicações, os juros, encargos e amortização da dívida, despesas com o Ipep, programa de distribuição de leite e o de recursos hídricos, neste último caso, em 89%. Investimento em educação e saúde é o que motivou o parecer da Auditoria e o voto do auditor Renato Sérgio pela desaprovação das contas do ex-governador.

Coordenadoria de Comunicação do TCE-PB
 

Últimas notícias

Banhistas devem evitar quatro trechos de praia do Litoral paraibano

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) emitiu relatório de balneabilidade com o…

31 de janeiro de 2026

Romero diz que união das oposições no 1° turno das eleições é fundamental: “O bom senso recomenda”

Em entrevista ontem (29), à imprensa campinense o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), revelou que…

31 de janeiro de 2026

Defesa de João Lima pede habeas corpus; cantor foi preso por violência doméstica

Nesta sexta-feira (30), a defesa do cantor João Lima entrou com pedido de habeas corpus.…

31 de janeiro de 2026

Tovar destaca reencontro histórico entre grupos políticos e reforça aliança em torno da pré-candidatura de Cícero Lucena

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou, nesta sexta-feira (30), a construção de uma…

31 de janeiro de 2026

Homem apontado como líder de organização criminosa no Litoral Sul da PB é preso em hospital de João Pessoa

Apontado pela Polícia Civil como líder de uma organização criminosa com atuação no Litoral Sul…

31 de janeiro de 2026

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Avaliação é a mesma da Organização Mundial da Saúde. O Ministério da Saúde explicou nesta…

31 de janeiro de 2026