Categorias: Política

Tavinho detona Dunga

PUBLICIDADE

O vereador Aristávora “Tavinho” Santos (PTB, na foto ao lado, à esquerda) foi eleito 2º suplente de senador na chapa majoritária da coligação “Paraíba Unida” e tem como companheiro titular do cargo, o deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB).

Críticas são públicas

Na sexta-feira passada, durante entrevista concedida a um programa da rádio CBN (AM 1.230 kHz), apresentado por mim ao lado de Beth Menezes, ele criticou a postura política do também suplente de senador Carlos Marques Dunga (igualmente petebista, na foto ao lado, à direita).

No Partido de CCL

Tavinho acha que os Dunga’s (pai e filho) deveriam deixar o PTB para se filiarem ao PCCL (Partido de Cássio Cunha Lima). “Lá, certamente eles seriam felizes para sempre”, alfinetou, ao vivo, no ar, pelos microfones da emissora pertencente ao Sistema Correio de Comunicação, mas afiliada local do Sistema Globo de Rádio (cujo sinal é retransmitido via satélite, em rede nacional).

Cássio rompe com Ricardo

Aristávora fez ainda a previsão de rompimento político em breve, entre o candidato a senador mais votado no pleito passado, Cássio Cunha Lima (PSDB) e o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), se – por acaso – a chapa de oposição ganhar as eleições estaduais, agora no 2º turno. “Garanto que não dura mais nem seis meses, a aparente amizade deles…” vaticinou o parlamentar trabalhista.

Secretariado para 2011

O vereador petebista me disse que Cássio inevitavelmente brigará com Ricardo, logo na formação do futuro secretariado. “Os nomes que – por ventura – forem indicados pelos tucanos não mandarão em nada, administrativamente falando”, diz Tavinho.

Indicação não vale nada

E ele prevê mais esta crise de relacionamento, em detalhes: “Quem estiver pensando que só porque está sendo ocupante de uma secretaria indicado por Cássio vai mandar no Estado, num eventual futuro governo do PSB, está totalmente enganado”.

Tucano forçou aliança

Tavinho acrescentou que a aliança político-partidária de Ricardo com os tucanos e democratas só foi feita mesmo por insistência de Cássio. O vereador pessoense acredita que se esta decisão dependesse apenas do socialista, ele teria saído sozinho na chapa, sem ter a incômoda companhia do deputado federal campinense e atual candidato a vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB).

As razões do 2º turno

O suplente do senador eleito Vitalzinho explicou que a surpresa referente à existência do 2º turno nestas eleições, deveu-se a mudanças ocorridas só na reta final da campanha, contrariando todas as expectativas anteriores – baseadas nas pesquisas de opinião pública e intenções de votos – que apontavam uma margem de vitória para o governador José Maranhão (PMDB), na ordem de 300 mil a 200 mil votos, logo no 1º turno.

Santiago assume Senado

Aristávora acha que o julgamento de Cássio no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e no STF (Supremo Tribunal Federal) não acontecerá antes do mês de março do próximo ano. Portanto, o deputado federal Wilson Santiago (PMDB), segundo candidato ao Senado da República mais votado – oficialmente – no pleito passado deverá mesmo assumir a titularidade do mandato, no início de 2011, passando a aguardar em exercício a decisão final dos ministros do Poder Judiciário, em Brasília-DF.

Denunciando compra de votos

Tavinho (que é presidente do diretório municipal do PTB na Capital) revela que praticamente todos os mandatos eletivos proporcionais conquistados no pleito do dia 3 de outubro deste ano (tanto na Assembléia, quanto na Câmara), foram “comprados” por milhões de reais.

Vagas são milionárias

Ele calcula que o gasto médio para obtenção de cada vaga – dependendo da disponibilidade monetária no bolso de cada um dos postulantes aos cargos públicos – oscilou entre R$ 2 milhões a R$ 3 milhões.

Coligação errada com petistas

Por fim, ele revelou que a legenda do PTB foi prejudicada em termos de coeficiente eleitoral porque fez uma péssima coligação, se aliando para disputar vagas de deputado na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal apenas com o PT. Isso dificultou muito a conquista de mandatos eletivos, no pleito passado.

PTB nacional não intervirá

Concluindo, Tavinho me disse que ele tem a mais absoluta certeza de que o ex-deputado federal carioca Roberto Jefferson (presidente do diretório nacional do PTB) não virá à Paraíba para destituir Armando Abílio do comando da sigla, como está sendo cogitado nos bastidores políticos paraibanos.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais trechos de praia na PB são liberados para banho após operação de combate ao despejo de esgoto no mar; confira

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) publicou o relatório mais recente sobre a…

18 de maio de 2024

Assessoria de Luiz Couto rebate sugestão de Jackson Macêdo para que o parlamentar se aposente: “Gerador de conflitos”

O deputado federal Luiz Couto (PT), através de sua assessoria, criticou a declaração do presidente…

18 de maio de 2024

Paraibano conquista bicampeonato mundial de Atletismo Paralímpico e João destaca: “Incentivo do Bolsa Esporte”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, celebrou a vitória do paratleta paraibano Cícero Valdiran, que…

18 de maio de 2024

Prefeitura de Santa Rita tacha de fake news informação sobre suspensão do São João pelo TCE

A Prefeitura de Santa Rita emitiu neste sábado (18) uma nota desmentindo a informação sobre…

18 de maio de 2024

Sousa perde para Santa Cruz-RN em partida marcada por pênalti controverso

Na tarde deste sábado (18), o Sousa sofreu sua segunda derrota em quatro jogos na…

18 de maio de 2024

Deputado estadual Luciano Cartaxo é internado após passar mal, em João Pessoa

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) foi internado na noite dessa sexta-feira (17) após passar…

18 de maio de 2024