A Paraíba o tempo todo  |

Tarso Genro é quem vai decidir destino de Protógenes

aberá ao ministro da Justiça, Tarso Genro, decidir sobre o futuro do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz. Se o ministro confirmar o parecer da PF – que pediu demissão do delegado que responde a processos administrativos da instituição – Protógenes será desligado da polícia.

Depois da conclusão de um dos processos administrativos que a corregedoria da PF move contra o delegado, o departamento jurídico do ministério vai avaliar os argumentos da Polícia Federal e encaminhar parecer para Genro. De acordo com a assessoria do ministério, é a primeira vez que Tarso Genro decidirá sobre o futuro de um delegado da PF. Mas é tradição no ministério seguir as orientações jurídicas dos consultores.

O ministro tem 60 dias para decidir, mas, se o trabalho do jurídico do ministério terminar antes, Tarso Genro fica livre para dar o aval sobre a permanência ou demissão de Protógenes. A assessoria do ministério informou ao R7, no entanto, que devido à complexidade do caso os juristas e o mininistro devem usar todo o prazo até decidir o destino do delegado.

O conteúdo do processo que levou Protógenes até a consultoria do Ministério da Justiça, no entanto, ainda não foi oficialmente revelado. Ontem, em encontro do PC do B, o delegado disse que foi demitido e mencionou que o processo administrativo foi aberto por acusação de participação em comício eleitoral realizado em Poços de Caldas (MG). As assessorias do ministério e da PF não confirmam.

O delegado reclama de perseguição política e alega que depois de prender o banqueiro Daniel Dantas, durante a Operação Satiagraha, virou alvo de represálias. Protógenes é acusado de utilizar métodos irregulares em suas investigações, como fazer grampos sem autorização judicial.

R7

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe