Categorias: Política

Supremo manda Senado analisar prisão de Delcídio em votação aberta

PUBLICIDADE

 O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na noite desta quarta-feira (25) que o Senado realize uma votação aberta, com identificação do voto de cada senador, ao decidir pela manutenção ou revogação da prisão do líder do governo na Casa, Delcídio do Amaral (PT-MS).

 

Preso no início da manhã desta quarta-feira (25) por ordem do STF por tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, Delcídio poderá ser solto pelos votos de ao menos 41 dos 81 senadores, conforme prevê a própria Constituição.

 

No início da noite desta quarta, o presidente do Senado decidiu pela votação secreta, seguindo recomendação do Regimento do Senado, mas à noite, a maioria dos senadores derrubou essa decisão, tornando a votação aberta.

 

O pedido para realização de votação aberta foi enviada ao Supremo Tribunal Federal por vários senadores de oposição. Um dos mandados de segurança foi assinado por Ronaldo Caiado (DEM-GO), José Agripino Maia (DEM-RN), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Aécio Neves (PSDB-MG). Outro, com o mesmo pedido, foi apresentado por Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

 

Em sua decisão, Fachin afirmou que a própria Constituição explicita, em caráter expecional, as situações em que o voto deve ser secreto: somente na aprovação de autoridades e embaixadores, além da exoneração de procurador-geral da República.

"Não havendo menção no art. 53, § 2º, da Constituição à natureza secreta da deliberação ali estabelecida, há de prevalecer o princípio democrático que impõe a indicação nominal do voto dos representantes do povo, entendimento este que foi estabelecido pelo próprio Poder Legislativo, ao aprovar a EC nº 35/2001", escreveu no despacho.

"Sendo assim, não há liberdade à Casa Legislativa em estabelecer, em seu regimento, o caráter secreto dessa votação, e, em havendo disposição regimental em sentido contrário, sucumbe diante do que estatui a Constituição como regra", completou em seguida.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Duas adolescentes foram apreendidas e um homem preso suspeito de utilizar notas falsas em estabelecimento de JP

A polícia prendeu um homem suspeito de tentar passar notas falsas em um estabelecimento comercial,…

11 de maio de 2024

Líder da oposição na Assembleia, deputado Sargento Neto assume secretaria na PMCG e abre espaço para suplente Sargento Rui

O atual líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Sargento Neto (PL), será…

11 de maio de 2024

Bombeiros paraibanos chegam ao Rio Grande do Sul para ajudar em buscas a vítimas da enchente

A equipe de composta por 17 homens e uma mulher do Corpo de Bombeiro da…

11 de maio de 2024

João Azevêdo entrega escolas, creche e estrada em Bonito de Santa Fé e São José de Piranhas

O governador João Azevêdo esteve, nesta sexta-feira (10), em Bonito de Santa Fé e São…

11 de maio de 2024

Agevisa, MP-Procon e Receita Estadual apreendem 465 litros de álcool a 70% no Sertão da Paraíba

Um total de 465 litros de álcool na fórmula líquida a 70% foi apreendido em…

11 de maio de 2024

Após denunciar que esposo foi morto por dois homens, mulher confessa assassinato, na Paraíba

Uma mulher foi presa no município de Barra de Santa Rosa, no interior paraibano, após,…

11 de maio de 2024