Categorias: Política

Suplente toma posse na CMJP em função de vereador licenciado

 Renato Martins (Avante) assume vaga deixada por Tanilson Soares (PSB), que solicitou licença para tratar de assuntos particulares

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) deu posse, na manhã desta quinta-feira (2), ao suplente de vereador Renato Martins (Avante). O parlamentar assume a cadeira deixada pelo vereador Tanilson Soares (PSB), que solicitou licença sem vencimentos para tratar de assuntos particulares por 120 dias.

A solenidade de posse foi simples e discreta, a fim de evitar aglomerações devido ao surto do novo coronavírus (Covid-19). Renato Martins, que já foi vereador na Casa Napoleão Laureano no período de 2013 a 2016, adiantou que as primeiras ações de seu mandato serão voltadas ao combate à pandemia do Covid-19 na Capital.

“Estou num quarto bloco parlamentar dentro da Câmara, o bloco da proposição”, salientou  Renato Martins, destacando também que seu mandato está elaborando projetos que viabilizem a concessão de incentivos fiscais para a produção em massa de ventiladores pulmonares nacionais que sejam eficazes e de baixo custo. Além disso, o vereador defendeu a universalização do adicional de insalubridade em 40% para profissionais da Saúde.

“Queremos que esse percentual chegue a técnicos, profissionais da radiografia, médicos, todos que atuam na Saúde. Para eles, há um custo psicológico, por estarem na linha de frente contra um vírus nocivo, e também financeiro, pois muitos estão subsidiando do próprio bolso a compra de materiais de proteção para trabalharem. É preciso respeito e estímulo a estes profissionais em geral. Queremos atualizar a Lei Municipal de 2009, que prevê só 20%, mesmo em época de pandemia”, enfatizou Renato Martins.

Arrecadação de fundos municipais destinada às famílias em situação de risco

Outra iniciativa anunciada pelo vereador é um projeto baseado no decreto de calamidade pública a partir do qual destinará recursos arrecadados por fundos municipais para o apoio às famílias em quarentena, em situação de risco e que enfrentam extrema precariedade.

“O projeto determina o uso de recursos dos Fundos de Mobilidade Urbana (multas de trânsito); Fundurb (taxas de alvarás); o Fundo referente às infrações ambientais; e o Fundo de Defesa do Consumidor (multas do Procon-JP). O mapeamento das famílias e a distribuição dos benefícios, a exemplo de remédios e alimentos, entre outros, serão fiscalizados por igrejas, a CMJP, a Ordem dos Advogados da Paraíba (OAB-PB), Ministério Público da Paraíba (MPPB) e associações comunitárias. Queremos que a prevenção e que as chances de sobrevivência venham para tosos por igual, assim como evitar violência e saques também”, explicou Renato Martins.

Atuação na CMJP

Na passagem pela Casa Napoleão Laureano, Renato Martins foi integrante da bancada da oposição e chegou a assumir a liderança do grupo. Seu mandato teve destaque na luta pela mobilidade, transporte público de qualidade, melhores condições de trabalho para servidores municipais e demandas na área da educação, com a inserção de conteúdos transversais no ensino fundamental, como funcionamento do sistema financeiro e de órgãos e instituições públicas.

Redação

Últimas notícias

Edvaldo Neto troca candidato a vice na chapa para eleição suplementar em Cabedelo

O prefeito interino de Cabedelo, Edvaldo Neto (Avante), anunciou nesta sexta-feira (13) uma alteração na…

14 de fevereiro de 2026

Bloco Boi do Bessa é atração do Folia de Rua neste sábado (14) em João Pessoa

O tradicional bloco Boi do Bessa desfila neste sábado de Carnaval (14), em João Pessoa,…

14 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição 2026 começa neste sábado com quatro dias de desfiles em JP; veja programação

O Carnaval Tradição 2026 de João Pessoa tem início neste sábado (14) e segue até…

14 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição 2026 abre desfiles neste sábado; veja mudanças no trânsito e nos ônibus

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu o plano especial de…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026

Varejo da Paraíba registra 3ª maior taxa do País em 2025, revela IBGE

Com a 3ª maior taxa de crescimento do País em 2025, o desempenho do setor…

14 de fevereiro de 2026