A Paraíba o tempo todo  |

STF retoma julgamento do Ficha Limpa ; Cássio aguarda decisão

Supremo Tribunal Federal retoma julgamento de Ficha Limpa nesta quinta; PB vive apreensão quanto aos rumos que futuro de Cássio poderá tomar hoje

Expectativa: Supremo Tribunal Federal retoma julgamento de Ficha Limpa nesta quinta; na Paraíba, resultado pode influenciar no futuro de Cássio

O julgamento de processo que trata do pedido de impugnação do registro de candidatura de Joaquim Roriz (PSC) e, consequentemente, decidirá sobre aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa, será retomado nesta quinta-feira (22/9), a partir das 14h. A sessão, iniciada às 14h40 desta quarta-feira (22/9) foi suspensa após o ministro Dias Toffoli, pedir vista.

A sessão de ontem contou com uma intensa discussão sobre o formato da lei em questão. O presidente da Suprema Corte, ministro Cezar Peluso, criticou a troca de tempo verbal na lei, defendendo que ela tem formato inconstitucional. A modificação foi da expressão “tenham sido” por “que forem”. A intenção teria sido de padronizar o texto já que em outros trechos havia expressões com o tempo verbal futuro. Após a manifestação dos ministros em relação à questão levantada por Peluso, a votação teve início.

Antes, porém, da discussão, o relator do caso processo que trata do pedido de impugnação do registro de candidatura de Joaquim Roriz (PSC), Ayres Britto, se manifestou a favor da aplicação da Ficha Limpa nessas eleições, o que impediria o almejante ao Palácio do Buriti de continuar concorrendo.

Com base na posição de alguns conhecedores do Direito, o resultado do julgamento de hoje irremediavelmente refletirá na ação movida contra o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Caso o placar seja favorável à aplicação do Ficha Limpa contra Roriz, já para as eleições desse ano, uma reação em cadeia será ativada e consequentemente poderá figurar como o golpe final nas pretensões do tucano paraibano.

 

PB Agora com Correio Braziliense

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe