A Paraíba o tempo todo  |

STF absolve Gleisi e Paulo Bernardo em processo da Lava-Jato

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela absolvição da senadora Gleisi Hoffmann, que também é presidente do Partido dos Trabalhadores (PT). Ela foi acusada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de ter recebido R$ 1 milhão em propina do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

 

O marido de Gleisi, o ex-ministro Paulo Bernardo, também foi absolvido da acusação de ter envolvimento no esquema de corrupção investigado pela operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Réu no mesmo processo, o empresário Ernesto Kugler Rodrigues foi inocentado de todos os crimes. Ao votar, os ministros Edson Fachin, Celso de Mello e Dias Toffoli não viram provas suficientes para caracterizar os crimes de corrupção ativa, passiva e de lavagem de dinheiro.

 

No caso de Gleisi, Fachin entendeu que ela falsificou documento público ao não declarar os recursos totais recebidos para a campanha. Mas a maioria dos ministros não viram provas suficientes desta ação. 

 

O voto final foi dado pelo presidente da Turma, Ricardo Lewandowski, que votou pela absolvição de todos os acusados. “As imputação devem estar individualizadas e comprovadas. Acompanho em parte o voto do relator, alinhando-me a divergência do ministro Dias Toffoli para absolver a senadora Gleisi Hoffmann", afirmou. 

 

Redação 

Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe