Categorias: Política

Souto Maior: Manoel Soares assume relatoria

PUBLICIDADE

Manoel Soares assume relatoria de aposentadoria de Souto Maior e pede informações ao TJ

Finalmente o mandado de segurança n° 999.2009.000284-4/001, em que é impetrante o Desembargador Marcos Souto Maior, tem relatoria a cargo do Desembargador Manoel Soares Monteiro que já despachou o processo, requisitando informações do Presidente do Tribunal de Justiça.
 

Hoje mesmo, as 18;10 horas, os autos foram remetidos ao gabinete do Des. Luiz Ramalho Junior mas o expediente já havia sido encerrado sem nenhum funcionário para receber os autos, ficando a remessa transferida para amanhã de manhã.

O pedido de informações é uma etapa a ser cumprida no ritual do mandado de segurança, tanto podendo ser requisitada pela relatoria antes ou depois do despacho liminar, tendo o Des. Manoel Monteiro optando para, somente após a manifestação da autoridade coatora enfrentar o pedido liminar.

As informações a serem prestadas pelo presidente do Tribunal de Justiça será um resumo das razões pelas quais indeferiu o pedido de aposentadoria do Dês. Souto Maior e porque, de forma individual e não plenária, declarou vago o cargo de desembargador em questão.

Duas suspeições

Causou surpresa nos meios forenses o fato da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti e do desembargador Genésio Gomes terem averbado suas suspeições, fato que demorou por mais de uma semana, atrasando o trâmite processual.

Os comentários nos ambientes forenses deram destaque ao fato de o Des. Genésio Gomes, ao tempo que era Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, ter deferido o primeiro pedido administrativo do Des. Souto Maior o qual fora questionado pelo CNJ, que anulou o ato. Alguns juristas asseguram que não havia qualquer “contaminação” o fato de ter havido decisão administrativa e agora haver uma de cunho judicial.

Também não votarão o mandado de segurança o próprio presidente do TJ, Des. Sílvio Ramalho Júnior que está impedido por figurar no pólo passivo do processo e o decano Des. Antônio de Pádua Montenegro que presidirá o julgamento por ser o primeiro na sucessão do presidente e do vice, apenas votando para completar o quorum ou na hipótese de empate.

O quorum do plenário do TJ, embora reduzido pelas suspeições e impedimentos, ainda assim é folgadamente suficiente para o julgamento do mérito do mandado de segurança impetrado por Souto Maior que ataca a decisão individual do presidente em declarar vago seu cargo de desembargador e o pedido de aposentadoria voluntária que fora indeferida administrativamente.

 


Repercussão

Enquanto o impasse jurídico não é resolvido definitivamente, o presidente da OAB, advogado José Mário Porto, de forma prudente e responsável, resolveu suspender todas as providências que estavam sendo tomadas para a eleição da lista sêxtupla que redundaria na escolha do novo representante do quinto constitucional da advocacia.

Até a decisão final, alguns advogados que já estavam em plena campanha vão ter que recolher o material de campanha e aguardar, pacientemente, a abertura oficial da corrida pela cobiçada vaga de desembargador.

Depois das informações da autoridade coatora, que é o presidente do Tribunal, ainda haverá uma vista à Procuradoria Geral de Justiça para emitir parecer no processo, o que significa ainda vai demorar semanas para o julgamento do mérito da questão.

Um advogado militante criticava a campanha antecipada desencadeada por alguns candidatos, “até mesmo em respeito a quem está no cargo, já que é inteligente o adágio popular de a pressa ser inimiga da perfeição e ainda, quem come com pressa, come quente e queimando a boca”…
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dorgival Dantas, Rey Vaqueiro, Brasas do Forró e Matheus Felipe animam 2ª noite do Maior São João do Mundo

No Quartel General do Forró, passarão pelo palco principal artistas renomados como Dorgival Dantas, Rey…

30 de maio de 2024

Corpus Christi altera funcionamento de comércio, bancos e repartições nesta quinta-feira, em JP

Nesta quinta-feira (30), a Igreja Católica celebra o dia de Corpus Christi. A data não…

30 de maio de 2024

Lucena e Cabedelo registram maiores volumes de chuva na Paraíba nas últimas horas

As cidades de Lucena e Cabedelo registraram os maiores volumes de chuva na Paraíba nas…

30 de maio de 2024

Chuvas intensas e ventos fortes atingem João Pessoa e mais 65 municípios da PB até esta sexta-feira

João Pessoa e ao menos 65 outros municípios da Paraíba podem registrar chuvas intensas até…

30 de maio de 2024

PB Agora/Datavox: Minho de Socorro de Tião lidera em Queimadas com quase o dobro do 2º colocado

Faltando pouco mais de quatro meses para realização das eleições municipais de 2024, o pré-candidato…

30 de maio de 2024

PB Agora/Datavox: Jacó Maciel é o nome com maior rejeição na disputa pela prefeitura de Queimadas, seguido de Delúzia; veja

Pré-candidato das oposições, o ex-deputado e ex-prefeito Jacó Maciel aparece como o nome que enfrenta…

30 de maio de 2024