A Paraíba o tempo todo  |

Sonho de nove candidatos a prefeito da PB acaba domingo

FILTRO: sonho de nove candidatos a prefeito nas duas principais cidades da PB acaba neste domingo; quem cai?

As eleições na cidade de Campina Grande e João Pessoa estão longe de serem definidas nesse primeiro turno, tudo por conta do alto número de candidatos nas duas principais cidades do Estado. No total são 13 postulantes que tentam realizar o sonho de ser prefeito, sendo seis na Capital do Estado e sete na Rainha da Borborema.

O fato é que só existem duas vagas de prefeito e dos treze candidatos no páreo, nove saem de cena já no próximo domingo e apenas quatro ficarão para disputar as vagas. Só a partir daí, ‘no mano a mano’ é que a disputa será definida.

Quem cai? Quem sobe? Será que dessa vez o resultado do primeiro turno ratificará os números das pesquisas, ou mais uma vez o eleitorado paraibano irá se surpreender? Essas são respostas que só as urnas poderão nos responder.

Na Capital, dos seis candidatos na disputa, quatro despontam, pelo menos de acordo com as pesquisas de institutos paraibanos, como favoritos, são eles: Cícero Lucena (PSDB), Estela Bezerra (PSB), José Maranhão (PMDB) e Luciano Cartaxo (PT). No campo das probabilidades, a expectativa é que a ‘análise combinatória’ seja feita entre esse quarteto, sendo indefinido ainda qual combinação prevalecerá.

Em Campina Grande, a combinação é mais fácil de ser calculada, já que dos sete candidatos no páreo, apenas três pontuam nas pesquisas como favoritos, são eles: Daniella Ribeiro (PP), Romero Rodrigues (PSDB) e Tatiana Medeiros (PMDB).""

A expectativa é que o candidato do PSC, Guilherme Almeida, que é o quarto colocado nas pesquisas, também entre na análise combinatória da filtragem dos candidatos que irão para o segundo turno, no entanto, o socialista cristão não ultrapassou dois dígitos nas pesquisas de intenção de votos já divulgadas na cidade e corre por fora com um trunfo que pode surpreender.

O certo é que a reta final da campanha chegou e a temporada da caça ao voto foi intensificada. Quem tiver o maior jogo de cintura é que conseguirá passar de etapa e conquistar a vaga na próxima fase. Para os nove que ficarão fora do páreo, restará apenas o ‘game over’.

ASSÉDIO

Como a política é a arte de fazer alianças, os perdedores do primeiro turno não ficarão tão esquecidos assim. É que, provavelmente, os derrotados serão procurados pelos quatro vencedores, que buscarão o apoio destes, no intuito de somar forças para conquistar a tão sonhada vaga de prefeito.

Resta agora saber se os candidatos que fizeram trocas de acusações durante toda a campanha eleitoral terão coragem de apoiar os postulantes que tanto criticaram, usando assim dois pesos e duas medidas, adotando assim a famosa política da politicagem!!

 

Márcia Dias

PB Agora
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe