Categorias: Política

Sociedade cobra de Dilma nome do 11º ministro do STF

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e outras entidades da sociedade civil lançaram, nesta semana, apoio à candidatura do juiz Márlon Reis (foto) ao Supremo Tribunal Federal (STF), que começa os trabalhos na próxima semana. Na direção do Movimento, o magistrado foi um dos principais idealizadores e articulares da Lei da Ficha Limpa, que conquistou 1,6 milhões de assinaturas e foi aprovada no ano passado. O posto está vago há quase cinco meses, desde que o ministro Eros Grau se aposentou. De lá para cá, aumenta a pressão em torno da Presidência da República, a quem cabe a decisão.

Ironicamente, como autor do Ficha Limpa – que barra candidaturas de pessoas condenadas judicialmente em segunda instância –, Márlon Reis viu os ministros no plenário do Supremo empatando a votação em torno da validade da lei já para 2010, que acabara de ser aprovada no Congresso Nacional. O caso foi julgado dias antes da realização do primeiro turno eleitoral, quando houve um empate em cinco a cinco no processo que liberava ou não a candidatura de Joaquim Roriz ao governo do Distrito Federal.

Para Jovita José Rosa, diretora executiva do MCCE, a indicação do nome de Márlon Reis faz parte da construção de um sonho: o avanço do processo democrático no país. "Se olharmos para trás, quando conseguimos aprovar há 10 anos a primeira lei de iniciativa popular, vemos que já avançamos bastante. Mas quando olhamos para o futuro, temos muito a fazer".

Quem também cobrou agilidade à Dilma foi o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. Nesta semana ele enviou carta a chefe do Executivo defendendo a indicação do MCCE. Segundo Ophir, a situação tem causado "inúmeros prejuízos" à Justiça. "Por se tratar da mais alta Corte de Justiça do País, para a qual acorrem demandas de vital importância com vistas à normalidade do estado democrático de Direito, a falta de um ministro desorganiza o trabalho interno das turmas e representa uma sobrecarga sobre os demais integrantes".

De acordo com o MCCE, o juiz Márlon Reis é autor de livros e de diversos artigos científicos, é coordenador e professor de programas de pós-graduação nas áreas de Direitos Humanos e Direito Eleitoral, além de possuir Diploma de Estudos Avançados em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas pela Universidade de Zaragoza, Espanha, onde está concluindo a tese doutoral.

Contas Abertas

 

Últimas notícias

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa, Raphaella Brilhante

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026

Paraíba será sede do Mundial de Paraquedismo em 2027

A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…

25 de janeiro de 2026

Mega-Sena acumula mais uma vez e próximo prêmio pode chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…

25 de janeiro de 2026

Defesa de João Paulo Casado vai recorrer de condenação por agressão a esposa em JP

A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…

25 de janeiro de 2026

Polícia Militar apreende motocicleta com indícios de adulteração em Mulungu

Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…

25 de janeiro de 2026

Carro capota após bater em poste na avenida Tancredo Neves, em João Pessoa

Um carro capotou na manhã deste domingo (25) após colidir com um poste na avenida…

25 de janeiro de 2026