Categorias: Política

Só por Vitalzinho, Vené fica

Desde o final-de-semana passado que todo mundo está tentando adivinhar qual será a decisão tomada pelo prefeito municipal de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego Segundo Neto (PMDB, na foto ao lado).

Tirando todas as dúvidas

Ele permanecerá no Palácio do Bispo, como titular do cargo de mandatário-mor da “Rainha da Borborema”? Vené disputará o mandato de vice-governador ou de Senador da República, como companheiro de chapa majoritária na disputa pela reeleição do governador José Maranhão (do mesmo partido dele)?

Não haverá mudança

Se a decisão final depender dos palpites do seu próprio irmão, deputado federal Vitalzinho (PMDB), Vené ficará onde está: sentado na cadeira de prefeito da cidade que mais cresce em todo o interior nordestino.

Decifrando o código

Se eu tinha dúvidas quanto a isso, tirei todas elas a partir da leitura do que está escrito subliminarmente nas entrelinhas (em código, criptografadas como subterfúgio) das mensagens cifradas postadas no Twitter do parlamentar campinense, no sábado e domingo passados.

Twitter revela decisão

Confiram, abaixo, os trechos do microblog de Vitalzinho que indicam a permanência de Veneziano no cargo:

– Campina Grande ficou reservada para Veneziano.

– Vené administra a mais importante cidade do interior do Nordeste, que eu tentei governar, meu pai e meu avô tentaram governar, mas não conseguimos.

– Nós vínhamos caminhando, ganhando e perdendo, tendo tristezas e alegrias e Veneziano é o resultado deste processo.

– Veneziano é resultado de um processo político de anos.

– A trajetória política de Veneziano é resultado de uma história bonita, que começou em 1947, com outro Vené, meu avô, Major Veneziano.

– A situação de Vené não deve ser julgada pelo verbo “querer”, mas sim pelo verbo “poder”. É uma dica que eu dou.

Traduzindo em miúdos

Interpretando o conjunto simbólico gerado a partir das mensagens transcritas acima, da autoria de Vitalzinho podemos concluir o seguinte:

1) Campina é a base eleitoral que deve ser mantida nas mãos de Veneziano a partir do controle acionado por ele próprio, no comando administrativo do município e não fora dele (com a posse do seu vice-prefeito, José Luiz Júnior, do PSC);

2) Vené conseguiu o feito histórico que desde a década de 1940 (logo depois do fim da 2ª Guerra Mundial) a sua família vinha tentando obter, sem sucesso, pelas mãos do Major Veneziano, Vitalzão e Vitalzinho, não sendo agora que ele vai abdicar de todo esse patrimônio secularizado, praticamente “entregando o ouro ao bandido”, a grosso modo;

3) A dica final vem na charada montada entre os verbos “querer” (tentar ser senador ou vice-governador, o que é uma coisa matematicamente possível, mas politicamente incerta, cercada de dúvidas e reticências, uma verdadeira loteria, onde a aposta vencedora também depende da sorte do jogador) e, finalmente…

4) O “poder” (atitude concreta, palpável, que só será mantida – porém – se ele estiver no exercício do cargo, inaugurando obras, manipulando verbas orçamentárias, em pleno período eleitoral, podendo conseqüentemente “bombar” as candidaturas que forem apoiadas em Campina, sendo neste caso, o próprio Vitalzinho e José Maranhão).

“Eu tenho a força”

Como diria o herói He-Man, tanto nas tirinhas dos desenhos animados, quanto na telona do cinema, com sua frase emblemática:

–  Pelos poderes de Grayskull, eu tenho a força, sou invencível!!!

E para isso, Veneziano se baseia em outros fatores elucidativos, como por exemplo:

–  A pesquisa que encomendamos é mais um elemento, dentre os tantos consultados, para a tomada da decisão. Peço a Deus que nos ilumine …

–  É importante a nossa participação em uma chapa peemedebista. Também é importante a opinião dos campinenses, amigos e familiares.

Prefeito dá outra pista

O próprio Veneziano – também no Twitter – dá outras dicas nesse mesmo sentido, citando pensamentos típicos de quem vai continuar realizando sua obra atual, ou seja: coisa de quem não está disposto a deixar o cargo de prefeito.

PAC na conquista de votos

Se eu estou certo ou não, tirem suas próprias conclusões lendo os trechos abaixo, postados por Vené, também durante o final-de-semana passado:

– Esses recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal) nós pretendemos aplicar em outras ações fundamentais para o desenvolvimento de Campina Grande, considerando o caráter social.

– Executamos de forma competente todas as obras previstas para o PAC 1. Por isso reivindicamos agora, pelo menos, R$ 200 milhões para o PAC 2.

– Na primeira versão, o PAC 1, Campina foi contemplada com R$ 82 milhões e nós investimos bem o dinheiro. Por isso, pedimos a duplicação.

Manter patrimônio político

Ninguém, em sã consciência e diante da necessidade imposta pelo pragmatismo reinante na política paraibana de um modo geral, vai “deixar pra lá” nas mãos de outra pessoa qualquer, um volume tão grande de recursos, em dinheiro novo, prontinho para ser usado ainda este ano, até a data das eleições estaduais.

Sem aventuras eleitorais

Deixar a prefeitura, neste caso específico, é “aventurar-se por mares nunca d’antes navegados”, como diriam os antigos descobridores europeus a respeito das buscas de fama e fortuna no Novo Mundo, em viagens totalmente incertas pelo desconhecido oceano, cheio de monstros terríveis, arriscando-se a mergulhar em precipícios hipotéticos existentes no fim-do-mundo, que supostamente haveria nas ameaçadoras beiradas da linha do horizonte.

Prazo fatal já chegou

Vitalzinho não vai querer isso para seu próprio irmão, com absoluta certeza… Agora, resta-nos somente aguardar o veredicto final dos “Irmãos Coragem” do alto da serra.

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026