Por pbagora.com.br

Durante seu programa semanal de rádio, o governador João Azevêdo (Cidadania), fez um balanço das ações do seu governo para com o combate à pandemia causada pelo novo coronavírus, dentre outros pontos ele destacou que a Paraíba foi confirmada com um dos melhores desempenhos no ranking de vacinação de primeira dose contra a covid-19 em todo o país. De acordo com levantamento do consórcio de veículos de imprensa, o estado é o 2º do Nordeste e 7º do país com maior número de vacinas aplicadas em pessoas que se enquadram nos grupos prioritários a quem as vacinas foram destinadas de forma primária.

O balanço publicado no último domingo destaca que a Paraíba aplicou 250.594 vacinas referentes à primeira dose, um montante que representa 6,2% em relação à população paraibana e 70.372, aproximadamente 70.372 pessoas que já tomaram a segunda dose dos imunizantes. O balanço leva em consideração o recebimento de 488.580 doses de imunizantes, sem considerar mais um lote recebido no sábado. O Amazonas lidera o ranking nacional com a aplicação de 385.674 primeira dose (9,17% da população) e 114.522 (2,72%) de segunda dose.

O estado recebeu um maior montante desde o início da distribuição devido a situação de colapso no sistema de saúde. Com a maior aplicação, a pressão nos leitos de hospitais foi reduzida. Do Nordeste, o estado da Bahia lidera com 6,37% da população já atingida (950.501 vacinas de primeira dose aplicadas) e 1,95% da população atingida com a segunda dose (291.253 vacinas aplicadas). Com a chegada de mais 91.150 doses de vacinas, o portal da transparência do Governo do Estado informa o recebimento de 579.130 doses, com distribuição de 442.118 doses para as 223 cidades do estado e a aplicação de 320.996 doses aplicadas até o fechamento da matéria nesta segunda-feira.

“O sistema de entrega de remessas por parte do Ministério da Saúde começou a fluir melhor, temos uma programação semanal que está sendo cumprida e nos dá tranquilidade para avançar e ampliar o número de pessoas beneficiadas. Nós estamos seguindo o Plano Nacional de Imunização fazendo com que as pessoas previstas no plano sejam atingidas. Isso faz com que a gente tenha um avanço importante. A Paraíba é o sétimo estado do Brasil e segundo do Nordeste, muito próximo do primeiro, e que estamos avançando muito. Na Região Metropolitana de João Pessoa, a vacinação de idosos de 65 anos ou mais e isso é muito importante”, destacou o governador João Azevêdo.

Ainda segundo o chefe do executivo estadual, a agilidade possibilita que os demais grupos sejam atingidos de maneira mais célere. “Quando chegarmos ao grupo de idosos com 60 anos ou mais, entraremos nas categorias de pessoas com comorbidades, professores, profissionais de segurança. O que precisamos entender, e é o apelo que faço aos prefeitos: se você tem vacina em estoque utilizem. Vejam as que precisam ser dadas às pessoas que precisam de segunda dose, mas comecem a aplicar mais doses. Temos que vacinar para avançar, só a vacina pode fazer uma diferença extraordinária”, disse.

Redação

Notícias relacionadas

Vené anuncia R$ 450 mil para reformas no Corpo de Bombeiros de CG

Durante entrevista esta semana à imprensa de Campina Grande, o Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), anunciou que conseguiu recursos no valor de R$ 450 mil…

Aguinaldo comemora agenda de ministros na PB: “Expectativa positiva”

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do PP, participou na tarde desta sexta-feira (16), em João Pessoa, da visita oficial do ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga e destacou a…