O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) conta agora com uma página virtual de julgamentos históricos à disposição da sociedade. A nova ferramenta on -line pode ser acessada por todas as pessoas em qualquer parte do mundo. Desenvolvida pela Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI) e a Seção de Apoio à Gestão da Informação (SEAGI) se criou, a página denominada “Casos Eleitorais Célebres do TRE/PB”.
O site tem como objetivo coordenar as atividades relacionadas à pesquisa, ao resgate e à preservação da memória institucional do Tribunal (Art. 37, V da Resolução TRE-PB nº 14/2019), para oferecer ao leitor o conhecimento dos precedentes da Corte Eleitoral paraibana, que tiveram “grande repercussão no meio jurídico e social da Paraíba e Brasil”.
O primeiro Caso a ser abordado traz fotos e documentos históricos referentes ao pedido de Inscrição Eleitoral de Joaquim Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, deputado estadual durante a 10ª legislatura (1924/1927), sobrinho do ex-presidente da República, Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa e irmão do presidente do Estado, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.
“Desde o ano de 2020, houve um despertar do Poder Judiciário para a importância da preservação da sua memória institucional, considerada fundamental para conhecimento da sua própria história e do país”, comentou o coordenador de Gestão da Informação, Renato César Carneiro.
Veja detalhes: https://www.tre-pb.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Dezembro/tre-pb-cria-pagina-denominada-casos-eleitorais-celebres-do-tre-pb
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), inicia o período…
O novo presidente municipal do PSB em João Pessoa, Ronaldo Barbosa, afirmou que vai conversar…
Água no Nordeste é um tesouro. Um bem valioso. Ter acesso a esse recurso é…
O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na noite deste domingo (19), da Festa…
Aposentados e pensionistas do INSS que foram vítimas de descontos indevidos podem solicitar ressarcimento até…
Não demorou muito. Logo após a fala do senador Efraim Filho a respeito da possibilidade…