Categorias: Política

Sistema Viário da Capital é alvo de debate na ALPB

PUBLICIDADE

Abertura de novas vias, construção de viadutos e túneis, implantação de novas modalidades de transporte de massa e, como forma emergencial, a adoção de rodízio de veículos. Estas foram as principais propostas apresentadas na tarde desta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa da Paraíba, durante sessão especial, realizada conjuntamente com a Câmara Municipal de João Pessoa, para discutir o Sistema Viário da Capital.

O deputado Domiciano Cabral (DEM), autor da propositura no legislativo estadual, defendeu a construção de uma via denominada Rodonel, para interligar os municípios da região metropolitana da Capital, porém desviando o tráfego de automóveis das áreas centrais das cidades que fazem parte da região em questão. “A meu ver, a construção do Rodonel seria a melhor alternativa porque iria resolver não apenas o problema da Capital, mas de toda a região metropolitana”, declarou.

Domiciano Cabral sugeriu também a construção de túneis nos cruzamentos das principais vias da cidade, a exemplo do cruzamento das avenidas Epitácio Pessoa com a Maranhão, na altura do Bairro dos Estados. “Além de túneis e viadutos, precisamos de novas vias paralelas a algumas avenidas já existentes, como a Tancredo Neves”, acrescentou. O vereador Geraldo Amorim (PDT) defendeu a adoção de um rodízio de carros em João Pessoa, como alternativa de emergência. Conforme a proposta de Amorim, cada carro, de acordo com o final da placa, deixaria de circular na cidade apenas um dia por semana. Assim, veículos com placas com final 0 e 1 não circulariam na segunda-feira; final 2 e 3, na terça; 4 e 5, na quarta; 6 e 7, na quinta; e, por fim, 8 e 9 na sexta. “Precisamos tomar uma medida urgente. Caso contrário, a cidade vai parar. E, como medida de emergência, não vejo outra opção senão o rodízio”, argumentou.

Os dois parlamentares também advogaram a idéia de adoção de novas modalidades de transporte de massa, como os modernos VLTs (Veículos Leves sob Trilhos). “O ônibus é basicamente o transporte de massa da Capital, e não é eficaz em João Pessoa. Por isso não estimula o cidadão a deixar o carro na garagem”, comentou Geraldo Amorim.

O superintendente da STTRANS, o técnico Newton Andrade, informou que o problema começa fora do país, vez que os países desenvolvidos estão estimulando o consumo nos denominados países emergentes, tais como o Brasil, China e Índia. “Com a facilidade de acesso à compra de automóveis, a tendência é um aumento sem precedentes na frota de veículos do país. E, com isso, o impacto ocorrerá nas grandes cidades”, explicou.

O diretor da Associação de Transporte da Capital, Mário Tourinho, informou que João Pessoa tem uma das frotas mais modernas do país, com sistema de bilheteria eletrônica, mas a cidade ainda carece de infra-estrutura e planejamento, como forma de viabilizar a denominada “mobilidade”na área urbana. “Precisamos de faixas exclusivas para ônibus, por exemplo”, disse.

O superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Lucélio Cartaxo, disse que não existe outra saída senão investimentos em modernos sistemas de transporte de massa, a exemplo do VLT. Mais do que isso, ele adiantou que é projeto do governo federal implantar em breve o sistema de VLT na região metropolitana de João Pessoa. “O VLT será o transporte do futuro. Com certeza, ele minimizar o colapso de trânsito nas grandes cidades, porque é um transporte moderno, rápido e confortável”, assegurou.

 

 Assessoria
 

Últimas notícias

Veneziano cumpre agenda no Sertão com reunião em Paulista e evento festivo em Bom Sucesso

O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…

22 de fevereiro de 2026

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026

Mesmo com derrota para Botafogo, Treze só depende de suas forças para avançar para as semifinais do Paraibano

Ocupando a 4ª colocação do Campeonato Paraibano com 12 pontos, o Treze não faz a…

22 de fevereiro de 2026

Segunda noite de desfile de ala ursas encerra Carnaval Tradição neste domingo

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa terminam na noite deste domingo (22) com…

22 de fevereiro de 2026

Última rodada do Paraibano define quatro clubes classificados para semifinais e sacramenta rebaixamento de dois

A rodada mais emocionante do Campeonato Paraibano 2026 será disputada neste domingo (22), e com…

22 de fevereiro de 2026