Categorias: Política

Sexo frágil? quinteto se prepara para disputar 2014 e ALPB pode ganhar pela 1ª vez 1/3 de representação feminina; saiba quem são ‘as bolas da vez’

PUBLICIDADE

Tentando repetir a trajetória das deputadas Gilma Germana (PPS), Daniella Ribeiro (PP), Eva Gouveia (PSD), Olenka Maranhão (PMDB), Iraê Lucena e Léa Toscano que conquistaram um mandato nas eleições 2010, algumas mulheres querem reverter uma escrita: a de que só os homens entendem de política e consequentemente abocanham a maior quantidade de cadeiras na Casa de Epitácio Pessoa.

 

Lutando para manter uma tradição familiar e se inspirando no legado do pai, o ex-deputado José Lacerda Neto (PSD) a vereadora de João Pessoa Raissa Lacerda (PSD), já pôs o bloco na rua e percorre durante os finais de semana as principais regiões da Paraíba, acreditando que as bandeiras da mulher, da família e do Direito do Consumidor serão levadas até o Legislativo paraibano: “A receptividade a nossa pré-campanha é extraordinária e estamos com atuação política em cidades como: Monte Horebe, São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé, Carrapateira e Triunfo”, comemorou Raissa, que também dispõe de bases no Litoral Norte paraibano.

 

Outra postulante que entra para valer na disputa é a Secretária de Comunicação da Paraíba Estela Bezerra (PSB) que recentemente foi muito bem avaliada nas eleições em João Pessoa, tendo obtido quase 70 mil votos. Sobre o seu futuro político, Estela Bezerra, não descartou voltar a disputar um cargo eletivo nas eleições de 2014. A socialista declarou que “se for necessário” vai disponibilizar o seu nome para o pleito, "desde que seja para uma construção coletiva”. “Eu não nutro vaidade pessoal”, disse a gestora que goza de grande prestígio e amizade junto ao governador Ricardo Coutinho (PSB).

 

Quem também está bem próxima do Executivo e pretende concorrer é a atual secretária de Finanças da Paraíba Aracilba Rocha que recentemente se filiou ao PSL de Tião Gomes. Aracilba tem um ‘padrinho’ de peso: o ex-senador Ney Suassuna que também se filiou a legenda.

 

“Após 33 anos de serviços prestados a governos, sempre no Executivo, pulsa em meu coração a vontade de fazer mais. Entro nessa batalha porque acredito que só assim minha alma assumirá suas asas em defesa dos oprimidos, em respeito a cada cidadão que dá o suor do seu rosto para que possamos criar nossos filhos, nossos netos”, destacou Aracilba ao PB Agora.

 

Já atual coordenadora do PROCON de João Pessoa Nadja Palitot, que é pré-candidata pelo Partido dos Trabalhadores a uma cadeira na ALPB, contou que é uma verdadeira ‘militante’ da legenda da presidente Dilma Rousseff.

 

“Uma vez político, sempre político. Se for do interesse do partido a nossa candidatura à deputada estadual, estaremos a postos. Se não for vamos apoiar outros companheiros de partido”, contou.

 

Completando o ‘quinteto’, a vereadora de João Pessoa Eliza Virginia (PSDB) que tenta transferir os mais de vinte mil votos do pai, o ex-deputado Nivaldo Manoel, bem como voltar a sensibilizar o eleitorado evangélico, determinante nas suas duas vitórias nas eleições em João Pessoa. Com uma atuação ‘discreta’ na Casa de Napoleão Laureano, Virgínia terá que ‘orar’ bastante para conquistar um mandato na Assembleia Legislativa.

 

Com tamanhos predicados, as cinco postulantes tentam modificar paradigmas, quebrar uma tradição e tentar emplacar a maior quantidade de cadeiras por parte de mulheres numa legislatura, lutando para 1/3 das 36 vagas, a final de contas Ruy Barbosa sempre preconizava que: “Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não haver lutado”.

 

Henrique Lima

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024