A sessão desta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa foi encerrada antes do horário devido a uma confusão que só terminou depois que os seguranças da Casa de Epitácio Pessoa interviram impedindo que manifestantes invadissem o plenário.
O tumulto aconteceu quando os manifestantes tentaram invadir o planário quebrando uma divisória que limita o acesso ao plenário.
Alguns policiais estavam protestando para que a votação da PEC 31 entrasse na pauta do dia para ser analisada e aprovada pelos parlamentares.
Os deputados Janduhy Carneiro (PTN) e Domiciano Cabral (DEM) acalmaram os presentes e se comprometeram a marcar uma reunião com o presidente da Casa, o deputado Ricardo Marcelo (PEN) para efinir uma data para análise da matéria.
Segundo Janduhy, a procuradoria da Assembleia está analisando a possibilidade de votação da PEC 31.
Entenda o caso:
A Associação dos Militares Licenciados da Paraíba já discutem há quase seis meses o andamento da PEC 31/2014, de autoria do deputado Janduhy Carneiro, que prevê a volta ao trabalho de 500 policiais e bombeiros militares licenciados.
De acordo com o presidente da entidade, Walter Lima, os militares foram afastados das respectivas corporações, porém o ato não foi publicado em Diário Oficial, o que invalidaria o afastamento. “Agora, esses trabalhadores querem voltar às ruas, mas estão tendo essa reivindicação negada. Esse pleito passou por vários governos, mas infelizmente sem resultados. Com aprovação da PEC, o problema será solucionado”, disse Walter.
A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba no dia 13 de maio. Lima acredita que, após passar pela CCJ, a volta desse efetivo terá o aval também dos demais deputados da Casa.
“A reintegração desses militares não irá resultar em gastos aos cofres públicos, pois com uma simples reciclagem estarão todos prontos para combater o crime na sociedade, e sabemos que é de interesse de todos”, destacou o parlamentar.
Durante discurso na Assembleia Legislativa, o deputado Janduhy Carneiro, pediu o apoio dos parlamentares para que aprovem a PEC 31 e regularizem a situação desses militares. “A Paraíba precisa de mais policiais nas ruas, em face da violência que estamos constatando diariamente em nosso estado. Esses policiais querem voltar às ruas, mas estão tendo essa reivindicação negada. Esse pleito passou por vários governos, mas infelizmente sem resultados. Com aprovação da PEC, o problema será solucionado”, finalizou o deputado.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa da…
O Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) deu início às adequações necessárias para a aplicação…
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou que dois bairros de João…
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), iniciou…
A confirmação do nome do senador Flávio Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência da República…
Na manhã desta quarta-feira (10), durante solenidade de anúncio de seleção do Novo PAC 2025,…