Categorias: Política

Serra recebe apoio de Itamar Franco

PUBLICIDADE

Na segunda visita a Minas Gerais nesta semana, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, recebeu nesta sexta-feira (30) o apoio do ex-presidente Itamar Franco (PPS). Embora integre a coligação em torno do governador mineiro Antonio Anastasia, candidato à reeleição, e faça dobradinha com o ex-governador Aécio Neves na disputa pelo Senado, Itamar demonstrava reticência em apoiar publicamente Serra.

A manifestação de apoio do ex-presidente serviu como fato político para que Aécio reafirmasse a disposição de trabalhar pela candidatura presidencial do PSDB no segundo colégio eleitoral do país. Itamar chegou a ser cotado para o posto de vice do presidenciável tucano, mas acabou descartado. Passou a criticar a postura amena de Serra em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chegou a ensaiar um encontro com a candidata do PV, Marina Silva.

Durante a reunião no apartamento de Aécio, na zona sul de Belo Horizonte, Serra filmou os presentes e fez um pronunciamento elogioso ao ex-presidente, que quebrou a clavícula em um acidente doméstico.

Após o encontro, na frente dos jornalistas, Itamar disse para Serra que sempre defendeu a candidatura de Aécio à Presidência da República, mas que "as circunstâncias" levaram à escolha do ex-governador de São Paulo como candidato ao Palácio do Planalto. "Nós aqui estamos numa coligação em que há, sobretudo, a lealdade", destacou o ex-presidente.

Questionado, Itamar disse que não iria "esquecer" as recentes críticas feitas ao comportamento de Serra e sugeriu um apoio resignado, vinculado às alianças partidárias. "Estou numa coligação, faço parte de um partido que apoia logo de início a candidatura do governador José Serra. E agora, se estou nessa coligação, cabe a mim também apoiar a candidatura do governador."

Serra, por sua vez, não economizou nos afagos ao ex-presidente, afirmando que a declaração de apoio tem enorme importância política, eleitoral e moral. "É um homem que marcou a história do Brasil pela sua integridade e pelo fato de ter conduzido o Brasil à sua estabilidade depois de 15 anos de superinflação", disse.

Comitês
Mais uma vez, Serra minimizou a pouca presença de sua imagem no material de campanha dos tucanos em Minas. O presidenciável confirmou que contará com comitês específicos no estado para a campanha presidencial. "Nós vamos ter em muitos estados comitês que cuidam especificamente de receber o material, encaminhar o material, ver questão de agenda", disse.

"Todos os nossos comitês são Serra. Mas queremos que tenha ainda mais grosso do material chegando junto. É preciso ter alguém que coordene isso", emendou Aécio. Segundo o ex-governador, a campanha do presidenciável tucano "avançará absolutamente colada" à chapa majoritária em Minas. Ele brincou dizendo que a partir de agora seu nome será "Aécio Anastasia Franco Serra".

Caminhada
Serra voltou a cobrar melhoria da gestão do governo federal e investimentos nas estradas federais que cortam Minas. Ao lado de Aécio e Anastasia, o candidato participou no início da noite de uma caminhada no centro comercial de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Depois, eles seguiram para um clube da cidade, onde o presidenciável tucano aproveitou para novamente criticar os altos custos do projeto de trem-bala e a falta de investimentos do governo federal na ampliação das linhas de metrô. Itamar não acompanhou os tucanos.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereador pessoense do MDB que diverge da pré-candidatura de Cícero ratifica apoio à reeleição de Veneziano: “página superada”

Em entrevista ontem (21), à imprensa paraibana, o vereador de João Pessoa, Milanez Neto (MDB),…

22 de janeiro de 2026

Semob-JP nomeia mais de 50 pessoas em concurso para agente de mobilidade urbana

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) publicou, na última (20), a…

22 de janeiro de 2026

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464