A Paraíba o tempo todo  |

Senadores da Paraíba pedem ao governo federal atenção à seca

 Os senadores pela Paraíba Cícero Lucena (PSDB) e Vital do Rêgo (PMDB) pediram ontem, em pronunciamentos em Plenário, maior atenção do governo federal para a pior seca no Nordeste nos últimos 40 anos. Dos 223 municípios paraibanos, 198 estão em estado de emergência. Em todo o Nordeste, mais de mil municípios se encontram nessa situação.

Segundo Cícero Lucena, 20 milhões de nordestinos foram atingidos pela estiagem, 91% dos habitantes da
região. Para ele, trata-se também de uma tragédia ambiental, pois, somente na Paraíba, 40% do rebanho foi
perdido.

Cícero pediu um auxílio “mais presente, atuante, emergencial, sensível e humano” do governo federal. Ele disse ser incompreensível que a população e os rebanhos passem sede em um país que sonha em ser uma grande potência e que vai sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Criticou o fato de que estádios de futebol estejam recebendo maciços investimentos enquanto as obras da transposição do Rio São Francisco estão abandonadas.

Para Vital do Rêgo, a demora na transposição agrava a situação e revela a disparidade de tratamento das regiões brasileiras.

— O Nordeste já perdeu 80% do rebanho e, com todo o esforço da presidente e do Ministério da Integração, as águas do São Francisco só chegarão, de forma otimista, a partir de 2015 — avaliou.

Vital também sugeriu à presidente Dilma Rousseff que vá conhecer a situação de perto. Para ele, as ações emergenciais do governo federal não têm beneficiado todos os municípios atingidos.

— A imagem do solo rachado é a cara do Nordeste. Infelizmente uma cara feia, que mata, que assusta, que castiga os nossos filhos. Será que para nós, nordestinos, é dada esta pena, esta sentença anual? Será que nós temos que ser castigados anualmente em conviver com esta intempérie?

Vital do Rêgo classificou de desumano e covarde o tratamento dos bancos oficiais aos agricultores atingidos pela seca. E Cícero Lucena afirmou que os agricultores não conseguem empréstimos junto aos bancos oficiais devido à grande burocracia e à inadimplência ocasionada por sucessivas secas. Muitos estariam prestes a perder suas propriedades. O senador pelo PSDB pediu uma política de crédito específica para o semiárido.

Os dois senadores destacaram a Caravana da Seca, na qual deputados estaduais da Paraíba percorreram 50 municípios em dezembro. Vital comparou os relatos da caravana — que apontaram problemas como falta de água potável, perda de animais e ­avanço da desertificação — à descrição do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Cícero, por sua vez, declarou apoio à campanha SOS Seca Paraíba, fruto da caravana. E conclamou a população a participar do abaixo-assinado lançado pela Assembleia Legislativa pedindo mais atenção ao estado. Ele se associou à reivindicação do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) para que a presidente Dilma Rousseff decrete situação de emergência no Nordeste.

Jornal do Senado

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe