A Paraíba o tempo todo  |

Senador Vital parabeniza CNBB

 Senador Vital parabeniza CNBB pelos 50 anos da Campanha da Fraternidade

 

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), parabenizou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelos 50 anos da Campanha da Fraternidade. Vital ressaltou que os temas propostos pela CNBB para ser refletido durante a Quaresma, a meio século, ajuda os cristãos a viverem mais a justiça, a paz e o amor. "É uma oportunidade rica que a igreja oferece aos cristãos para refletirem sobre determinados problemas que afeta a nossa sociedade" disse.

 

A Campanha da Fraternidade, conforme retratou Vital, surgiu com o objetivo de direcionar o poder da Igreja em favor da maioria da população, os pobres e injustiçados, e ao longo de meio século alcançou o seu objetivo". Vital do Rêgo também elogiou a CNBB por escolher a juventude como tema da CF 2013. "A Igreja foi extremamente sábia e feliz ao colocar o jovem brasileiro no centro das atenções. Esse é um tema importante e suscita em nosso coração o desejo de criarmos políticas públicas para atender os anseios da juventude" disse o parlamentar paraibano.

Para senador, ao eleger a juventude como tema da Campanha da Fraternidade, a CNBB também chama os jovens brasileiros à responsabilidade pelos seus atos e, sobretudo, para com o futuro do país.

 

Ao mesmo tempo em que enaltece essa iniciativa, Vital lembra que muitos jovens estão se perdendo hoje para as drogas e para a criminalidade, a maioria incentivado pela impunidade. "Temos que criar as condições para o jovem ser feliz e a ser protagonista de um novo tempo" disse.

Completando ´bodas de ouro´, a Campanha da Fraternidade de 2013 aposta nos jovens e na renovação da Igreja Católica. Este ano o tema será "Fraternidade e Juventude" e o lema "Eis-me aqui, envia-me!". Tudo já no clima da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em julho, no Rio de Janeiro.

A Campanha da Fraternidade começou em 1961. Três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente.

A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal-RN, com adesão de outras três dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares, realizado na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral da Igreja

.

Este projeto se tornou nacional no dia 26 de dezembro de 1963, com uma resolução do Concílio Vaticano II. O projeto realizou-se pela primeira vez na quaresma de 1964. Ao longo de quatro anos seguidos, os Bispos ficaram hospedados na mesma casa, em Roma, participando das sessões do Concílio e diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências. Nesse contexto, nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe