Categorias: Política

Senador Vital do Rêgo promove audiência pública

PUBLICIDADE

 Novo relator do projeto de reforma do Código Penal Brasileiro, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), promove audiência pública na próxima terça-feira (15) dentro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ao qual preside, às 9h, para instrução do projeto que trata da reforma do Código Penal.

Vital que já relatou importantes projetos no Senado, a exemplo da Lei Geral da Copa, o Plano Nacional de Educação (PNE), e o projeto de redistribuição dos recursos oriundos da extração do Pré-sal, vem promovendo uma série de audiências públicas para debater a proposta.

“Esta semana começaremos a relatar Novo Código Penal. Promoveremos audiências públicas às terças concluindo processo iniciado na Comissão Especial” garantiu Vital.

Como relator do projeto de reforma do Código Penal e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Vital do Rêgo garantiu manter todos os esforços no sentido e aprovar PLS 236/2012, o dotar o pais de um código moderno e adaptado à nova realidade.

O relatório final da comissão temporária que examinou a proposta de reforma do Código Penal Brasileiro, e da qual, Vital fez parte, foi entregue há poucos dias no Plenário do Senado. O texto agora será analisado CCJ presidida por Vital do Rêgo. “Assumi uma missão muito importante: a relatoria da reforma do Código Penal Brasileiro. Há mais de 70 anos o nosso código penal não é revisto”, afirmou Vital.

Vital do Rêgo disse ainda que se sentiu honrado em ter dado a sua contribuição para a elaboração do relatório na comissão especial, tendo inclusive apresentado emendas ao texto. A exemplo do presidente do Senado, ele entende que a realização de audiências públicas e a análise de sugestões apresentadas por cidadãos e organizações da sociedade civil foram uma forma de ampliar o “debate democrático” em torno do tema.

O senador paraibano observou que as questões penais constituem uma matéria complexa, mas apontou que o assunto foi tratado com seriedade e realismo pela comissão, que se atentou à evolução dos costumes, das relações sociais e da tecnologia.

A proposta teve por base um anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas criada em 2011, ainda sob a Presidência de José Sarney (PMDB-AP). Vital enfatizou que a contribuição da comissão foi apresentar uma proposta moderna, aberta e sem preconceitos.

Com base em dados do relator da comissão, senador Pedro Taques (PDT-MT), Vital observou que foram registradas mais de 800 emendas e apensados mais de 140 projetos de lei ao texto do Novo Código. O colegiado também analisou milhares de sugestões de cidadãos.

Vital frisou que o atual código, em vigor desde 1942, está em descompasso com a sociedade atual e precisa ser modernizado.

De acordo com Vital, o novo texto será mais enxuto e moderno ao tratar das questões penais. Como exemplo, ele informou que os atuais 1.750 tipos penais foram reduzidos para 355. O senador acrescentou que o projeto torna o sistema penal mais moderno, ao prever mais possibilidades de substituição penal para os crimes de menor potencial ofensivo e maior rigor nos prazos para progressão de pena e nas penas para crimes considerados graves.

O presidente da CCJ disse que acredita que a comissão o Plenário saberão resolver “alguns problemas” que existem no texto do novo código.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PMCG anuncia pagamento da folha de dezembro para esta sexta-feira

A Secretaria das Finanças de Campina Grande informou, no final da tarde desta quarta-feira, 31,…

31 de dezembro de 2025

Ruy faz balanço de investimentos e conquistas na assistência social e em defesa da causa animal

A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em 2025 foi marcada por posições firmes e…

31 de dezembro de 2025

Câmara Federal divulga edital de novo concurso com salários que podem chegar a R$ 30 mil

A Câmara dos Deputados divulgou o primeiro edital do seu novo concurso público. A notícia…

31 de dezembro de 2025

Ministro dos Transportes destaca investimentos na Paraíba e cita avanços nas obras da BR-230

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou os investimentos do Governo Federal em infraestrutura na…

31 de dezembro de 2025

Cícero Lucena relembra desafios de 2025 durante mensagem de Ano Novo: “Pronto para mais uma missão”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), usou…

31 de dezembro de 2025

Paraibana transforma ciência em negócio global e leva marca de estética a quatro continentes

Da cidade de Areia, no Brejo paraibano, aos principais polos globais da estética, a trajetória…

31 de dezembro de 2025