Categorias: Política

Senador Vital do Rêgo é novamente destaque entre os melhores

PUBLICIDADE

 
Pela segunda vez consecutiva o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi destaque no ranking com os deputados federais e senadores que mais trabalharam, em 2013 da revista Veja. Presidente da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), Vital é citado novamente entre os 10 senadores mais atuantes do Brasil.

Outro destaque da pesquisa foi a boa colocação da mãe do senador a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) que alcançou no seu primeiro mandato a 36° posição entre os 513 deputados federais.

A revista Veja apontou pelo segundo ano consecutivo o paraibano Vital do Rêgo (PMDB-PB) entre os 10 senadores que mais se destacaram. Ainda em 2013, Vital do Rêgo foi novamente destaque na pesquisa que o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar faz para elencar os 100 "Cabeças" do Congresso para a eleição dos parlamentares mais influentes. O senador paraibano desde que assumiu o mandato de senador é destaque na pesquisa da DIAP.

Já a mãe do senador a deputada federal Nilda Gondim também conquistou um lugar de destaque à frente de parlamentares como Efraim Filho (DEM), Luís Couto (PT) que já estão no seu segundo e terceiro mandatos. Nilda também aparece na frente de Wilson Filho (PTB), entre outros. A pesquisa também cita Manoel Júnior (PMDB) e Major Fábio em excelentes posições.

O ranking, de acordo com a Veja, considerou o posicionamento dos parlamentares em relação a nove eixos fundamentais, "que começam por uma carga tributária menor e sistema tributário mais simples, passam pela diminuição da burocracia e chegam à proposta de leis trabalhistas que respeitem integralmente empregadores e empregados".

A revista elogia a atuação dos parlamentares citados no ranking e diz que "o modo mais adequado de medir o desempenho de um parlamentar em favor de um Brasil mais moderno e competitivo é aferir a qualidade de seu ativismo, em palavras e votos, em relação a questões vitais em tramitação na Câmara e no Senado".

O chamado "ranking do progresso" analisou a atuação parlamentar dos deputados e senadores em relação aos nove temas, que de acordo com a revista "foram afetados de alguma maneira no Congresso pelas 243 proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2013".

A pesquisa foi feia pela Revista Veja em parceria com o Núcleo de Estudos Sobre o Congresso – Necon, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Iesp/UERJ. Os nove eixos de atuação dos parlamentares, considerados na pesquisa, foram: Carga tributária menor, mais simples e sem impostos em cascata; Infraestrutura (estradas, portos, aeroportos…); Combate a corrupção; Melhor gestão de gasto público; Sistema educacional universal e eficiente; Marco Regulatório claro e respeitado (agências regulatórias técnicas e independentes); Simplificação de regras e poda da selva burocrática; Governabilidade (relação entre os poderes) e Relações trabalhistas.

Redação 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem internado em UTI com suspeita de raiva humana, em Campina Grande foi mordido por sagui

Um homem de 50 anos foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suspeita…

17 de dezembro de 2025

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem por estupro de vulnerável em Santa Rita

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de…

17 de dezembro de 2025

Atuação de Aguinaldo e Hugo Motta garante aprovação de ajuste fiscal que impacta bets, fintechs e JCP

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (16) um projeto considerado estratégico para o equilíbrio…

17 de dezembro de 2025

Trabalhadores dos Correios da Paraíba entram em greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores dos Correios da Paraíba iniciaram, nesta quarta-feira (17), uma greve por tempo indeterminado.…

17 de dezembro de 2025

Polícia Civil da PB e GAECO desarticulam rede criminosa que movimentou R$ 65 milhões em cinco estados

A Polícia Civil da Paraíba e o Ministério Público deflagraram na manhã desta quarta-feira, 17…

17 de dezembro de 2025

PRF flagra motorista de transporte escolar exercendo profissão de forma irregular em CG

Ação integrada à Operação Mégalos identificou condutor sem o curso especializado obrigatório para a categoria;…

17 de dezembro de 2025