Categorias: Política

Senado vota nesta quarta projeto que amplia número de deputados e pode manter representação da PB na Câmara

PUBLICIDADE

O Senado Federal deve votar nesta quarta-feira (25) o projeto de lei complementar que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais a partir da próxima legislatura. A proposta, que já passou pela Câmara dos Deputados, é considerada uma alternativa para atender à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a redistribuição das vagas com base nos dados do Censo de 2022 — sem provocar a redução de representantes em estados como a Paraíba.

Relatado pelo deputado paraibano Damião Feliciano (União Brasil), o texto aprovado na Câmara foi construído com o compromisso de evitar perdas para sete estados que, com a redistribuição, teriam cadeiras cortadas. Para viabilizar o acordo, a solução encontrada foi a criação de 18 novas vagas na Câmara dos Deputados, preservando o número atual de parlamentares das unidades que perderiam representação e corrigindo distorções nas que tiveram crescimento populacional significativo.

Entre os beneficiados com novas vagas estão Pará e Santa Catarina (quatro cadeiras a mais cada), Rio Grande do Norte (duas), e os estados do Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Ceará e Minas Gerais, com uma nova vaga cada.

Apesar do impacto estimado em R$ 64,6 milhões por ano, a Direção-Geral da Câmara assegura que o orçamento já comporta os novos custos e que a medida só terá efeito prático a partir da legislatura iniciada em 2027.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), enfrenta o desafio de manter o texto original aprovado pela Câmara, sem alterações, conforme compromisso firmado com o presidente da Casa Baixa, Hugo Motta (Republicanos), que conduziu a votação do projeto entre os deputados. Qualquer modificação no Senado obrigaria o retorno do texto à Câmara, o que inviabilizaria a aprovação dentro do prazo estabelecido pelo STF — até o próximo domingo (30).

Se aprovado sem alterações, o projeto garante que estados como a Paraíba mantenham o atual número de representantes na Câmara.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025