Categorias: Política

Senado vai divulgar gastos dos senadores, mas sem despesas antigas

PUBLICIDADE

A Mesa Diretora do Senado decidiu nesta quinta-feira (5) pela divulgação detalhada dos gastos dos senadores com a verba indenizatória, que soma R$ 15 mil mensais e é utilizada para despesas relativas ao mandato. Segundo o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), será seguido o método de divulgação anunciado pela Câmara. Nas duas casas, a publicação detalhada dos gastos começará em abril.

O presidente do Senado fez o anúncio da decisão e disse que a intenção é dar “total transparência” a estes gatos. “Vamos publicar da mesma maneira que a Câmara fará, seguindo o mesmo ato. Vamos dar total transparência”.

Sarney disse que estará dentro dos dados que passarão a ser divulgados a informação do CNPJ das empresas que venderam mercadorias ou serviços para os parlamentares. “Vamos colocar todas as informações sobre isso”.

O presidente disse que a medida começa a valer a partir de abril porque existe um tempo necessário para adequar a prestação de contas e o sistema que permitirá a publicação na internet. Assim como na Câmara, não serão divulgados os gastos realizados antes desta decisão. “O passado nós não temos condições de fazer”, disse Sarney.

Ele voltou a defender o fim desta verba, mas ressaltou que o assunto depende de negociação com a Câmara. “Acho que deveríamos nos encaminhar neste sentido (de acabar com a verba), mas tem ser uma ação conjunta com a Câmara e será necessária uma articulação política”. Sarney disse ainda não ter discutido o assunto com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).

Corte de gastos

O presidente do Senado afirmou que existe a intenção de ampliar o corte de gastos na Casa. Ao assumir, ele anunciou um corte de R$ 51 milhões nas despesas. Para isso, suspendeu licitações em andamento, cortou ramais de telefone, restringiu serviços da gráfica, além de reduzir o pagamento de diárias e cursos a servidores. Sobre as licitações suspensas, ele afirmou que está “analisando uma a uma”.

Ele disse que aguarda agora um estuda da Fundação Getúlio Vargas para saber se existem outros cortes possíveis. Uma das tentativas é reduzir os gastos com pessoal. “Essa é uma das coisas que pretendemos fazer na reforma administrativa. A Fundação Getúlio Vargas está examinando uma maneira de diminuir os gastos”. Para ele, ainda há “muita gordura” para cortar em toda a administração.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024