Está na pauta de votações do plenário do Senado o projeto que inclui a Venezuela entre os países membros do Mercosul. No final de outubro, a Comissão de Relações Exteriores da Casa aprovou, por 12 votos a 5, o parecer do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que autoriza a adesão da Venezuela ao bloco regional. O parecer do deputado Tarso Jereissati (PSDB-CE), contrário a entrada do país, foi derrotado pela base governista, que é maioria na comissão. Para valer, a entrada da Venezuela precisa ser referendada pelo plenário.
A votação estava marcada para a última quarta-feira (11), mas foi adiada. Na ocasião, Jucá disse que o assunto não pode ser tratado como “questão de retórica”. “Não concordo em fazer essa discussão de polêmica de retórica com a questão do Mercosul”, afirmou o senador.
Diretoria do PT
A nova diretoria do Partido dos Trabalhadores dever ser conhecida até a próxima quarta-feira (25). As eleições ocorreram no domingo e tiveram a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff e da primeira-dama, Marisa Letícia, além de senadores e deputados petistas.
Os candidatos à sucessão do presidente nacional do partido, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), são José Eduardo Dutra, de Sergipe, José Eduardo Cardozo (SP), Geraldo Magela (DF), Markus Sokol (SP), Iriny Lopes (ES) e Serge Goulart (SC).
Abreu e Lima
Na terça-feira (24), a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Senado realiza audiência pública com a presença do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, para falar das suspeitas de superfaturamento, apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
TCU
Na quinta-feira (26), as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e Meio Ambiente do Senado debatem sobre a atuação do Tribunal de Contas da União. O executivo vem criticando a fiscalização do TCU por causa da paralisação de obras com suspeita de irregularidades
G1







