Categorias: Política

Senado abre sindicância para investigar fraudes no ponto eletrônico

PUBLICIDADE

Depois de o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), classificar nesta segunda-feira (4) de “graves” os flagrantes exibidos pelo Jornal Nacional da última sexta (1º) de servidores da Casa burlando o sistema de ponto eletrônico, a Secretaria Especial de Comunicação Social anunciou a criação de uma sindicância para investigar as irregularidades. O grupo terá 30 dias para apurar as denúncias.

“A comissão de sindicância, ao final dos seus trabalhos, tem competência para propor o arquivamento das denúncias se não verificar elementos de prova ou de culpabilidade, bem como sugerir a aplicação de penas leves como advertência e suspensão funcional de até 30 dias”, registra a nota.

Na manhã desta segunda, Sarney disse que havia mandado redobrar a vigilância nos setores da Casa por conta das denúncias. “Acho grave, sim [os flagrantes]. Naturalmente que o funcionário é obrigado a trabalhar. Ele faz concurso, passa, mas é o povo que paga o salário de todos eles. Na sexta-feira à noite oficiei a diretora-geral para que ela avisasse a todos os diretores e chefes de serviço que redobrassem a vigilância sobre isso”, afirmou Sarney.

Reportagem do Jornal Nacional mostrou servidores que batem o ponto na instituição às 8h, mas retornam para casa. No sistema antigo, quando a frequência era registrada a partir de uma senha individual no computador, uma secretária seria responsável por bater o ponto eletrônico para 20 colegas, que só chegariam à instituição horas depois do início da jornada de trabalho, segundo a reportagem.

Na última sexta, entrou em vigor no Senado o novo sistema de controle biométrico de frequência em que cada servidor deve registrar sua impressão digital e, além disso, passar um cartão eletrônico para ter as horas de trabalho computadas. A Casa gastou R$ 1,154 milhão para coletar as informações digitais dos servidores, assim como armazená-las nos cartões personalizados para cada funcionário. No total, foram instalados mais de 50 pontos para a coleta da frequência.

Apesar do investimento, 1.060 servidores do total de 6.027 já são liberados do controle de ponto. São servidores lotados nos estados, diretores, chefes de gabinetes e servidores de gabinetes liberados pelos senadores.

Confira a íntegra da nota do Senado
“Senado cria comissão para apurar denúncias de irregularidades no registro de ponto de servidores

O Senado Federal, tendo em vista denúncias divulgadas no último final de semana por parte da mídia nacional, referentes a presumíveis burlas praticadas por servidores à obrigatoriedade do registro do ponto eletrônico, resolveu criar comissão de sindicância para, em até 30 dias, analisar os fatos. O procedimento está respaldado na lei 8.112 e em outras disposições legais da própria Casa.

A comissão de sindicância, ao final dos seus trabalhos, tem competência para propor o arquivamento das denúncias se não verificar elementos de prova ou de culpabilidade, bem como sugerir a aplicação de penas leves como advertência e suspensão funcional de até 30 dias. Se coligidas provas de culpabilidade graves, a comissão também pode sugerir a instauração de processo administrativo disciplinar (PAD), o que nesse caso seria feito por uma nova portaria da administração superior.

Ao mesmo tempo, a SECS informa que o processo de implantação do ponto eletrônico biométrico, em 1º de abril, ocorreu dentro da normalidade e sem nenhum tipo de imprevisto.

Secretaria Especial de Comunicação Social”
 

G1

Últimas notícias

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Mulher é baleada no rosto durante tiroteio no bairro José Américo, em João Pessoa

A madrugada deste domingo (22) foi marcada por um tiroteio no bairro do José Américo,…

22 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

22 de fevereiro de 2026

Cássio Cunha Lima encontra Cícero Lucena em João Pessoa: “Meu governador”

Um encontro aparentemente casual entre dois nomes históricos da política paraibana acabou ganhando contornos de…

22 de fevereiro de 2026

Veneziano cumpre agenda no Sertão com reunião em Paulista e evento festivo em Bom Sucesso

O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026