Categorias: Política

Sem admitir ilusões RC batalha para reformar Estado

Sem admitir ‘ilusões’ RC inicia batalha para reformar o Estado da PB; quadro detalhador de despesa no DO vai comprovar investimentos e mudanças

O slogan utilizado na campanha pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) de que era ‘o novo’ parece que não vai ficar apenas na campanha. Pelo menos é isso que garantiu o novo secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira.

Nogueira confirmou que o governador Ricardo quer mesmo buscar a experiência de reforma administrativa realizada nos Estados do Ceará, Minas Gerais e Pernambuco, através da contratação de uma consultoria especializada neste assunto.

O secretário acredita que o Governo da Paraíba publicará no “Diário Oficial do Estado”, provavelmente até a próxima segunda-feira (dia 24), o detalhamento dos gastos previstos no Orçamento Geral de 2011, chamado Quadro Detalhador de Despesa (QDD).

As informações são da coluna do jornalista Giovanni Meirelles

Veja na íntegra

O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira (na foto ao lado), me disse que o governador Ricardo Coutinho (PSB) quer mesmo buscar a experiência de reforma administrativa realizada nos Estados do Ceará, Minas Gerais e Pernambuco, através da contratação de uma consultoria especializada neste assunto.

Controle das obras públicas

Gustavo também revelou que o SICO (Sistema Informatizado de Controle e Acompanhamento de Obras Públicas) estava desativado há dois anos e a Seplag já está procurando atualizá-lo, recolhendo dados junto às diversas secretarias estaduais e órgãos correlatos da administração indireta, principalmente aqueles que mais executam trabalhos de engenharia, como a Infra-Estrutura, Suplan, DER, etc.

Coutinho não admite ilusões

Nogueira assegura que o governador Ricardo Coutinho não permitirá jamais a existência de um orçamento fictício, imaginário, cheio de invencionices, totalmente irreal, por ter sido feito exclusivamente por tecnocratas trancafiados o dia inteiro dentro de um gabinete com ar-condicionado, sem haver a participação da sociedade civil organizada.

Pior do que se imaginava

Ele me revelou, ainda, que vem tomando sustos a todo o momento, desde que assumiu a pasta, há apenas 20 dias no cargo, porque os dados e informações que ele vem obtendo retratam uma situação financeira do Estado em pior do que ele calculava, somente a partir dos relatórios elaborados pela Comissão de Transição de Governo, integrada à época – final do ano passado – por Aracilba Rocha, Livânia Farias, Walter Aguiar, Zenóbio Toscano e ele próprio.

“Diário Oficial” publicará QDD

O secretário acredita que o Governo da Paraíba publicará no “Diário Oficial do Estado”, provavelmente até a próxima segunda-feira (dia 24), o detalhamento dos gastos previstos no Orçamento Geral de 2011, chamado Quadro Detalhador de Despesa (QDD).

Transparência nas verbas oficiais

Com a oficialização desse quadro, será possível para qualquer cidadão interessado no assunto, conhecer os valores detalhados de cada verba prevista para ser aplicada por todos os órgãos da administração indireta e demais secretarias estaduais, durante os 12 meses deste ano.

Governo iniciará pagamentos

Portanto, a partir da próxima 2ª feira, todas as secretarias terão seus recursos financeiros liberados para serem utilizados no custeio da máquina governamental. Geralmente, o QDD só saía no final de fevereiro, travando o empenho das despesas realizadas a fim de efetivar seu pagamento.

Destravando a máquina estatal

Agora, a publicação foi antecipada para a metade do mês de janeiro, para viabilizar a quitação de dívidas contraídas com fornecedores e prestadores de serviços terceirizados, pois sem ele, a administração estadual não pode gastar os recursos disponíveis em caixa, nos cofres do Tesouro.

Tesouro guardado nas Finanças

Hoje, o QDD é acoplado à Lei de Orçamento Anual (LOA). Anteriormente, o quadro era publicado sempre num suplemento do DOE, causando muita expectativa e rebuliço junto às diversas repartições públicas, prefeituras municipais, empreiteiras e firmas de construção, por exemplo, que sempre fazem fila para receber dinheiro, nos balcões da secretaria das Finanças, localizada no Centro Administrativo de Jaguaribe.

 

 

PB Agora com Giovanni Meirelles

Últimas notícias

PT da Paraíba inicia reuniões do Grupo de Trabalho Eleitoral para organizar estratégia rumo às eleições

O Partido dos Trabalhadores da Paraíba realiza nesta terça-feira, às 17h, na sede estadual da…

10 de fevereiro de 2026

Cotado, Galdino reforça que não foi procurado sobre vice e mantém nome no radar para vaga no TCE

Cotado para integrar a chapa majoritária de 2026, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…

10 de fevereiro de 2026

ELEIÇÃO EM CABEDELO: Efraim Filho confirma data da convenção que vai oficializar candidatura de Walber Virgolino

O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Efraim Filho (União Brasil), anunciou para a…

10 de fevereiro de 2026

Procon-PB recebe kits desenvolvidos pela UEPB para detectar metanol em bebidas alcoólicas

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Inácio diz que cargos ocupados por Johnny Bezerra pertencem ao governador e volta a criticar imaturidade política do médico

O pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Inácio Falcão, voltou a fazer duras críticas ao…

10 de fevereiro de 2026