Não… Não estou falando dos auxiliares de prefeitos que poderão ser imediatamente substituídos em seus cargos, assim que alguns pré-candidatos a governador (como Ricardo Coutinho, do PSB, na Capital) ou a vice e senador (como Veneziano Vital do Rego, do PMDB, em Campina Grande) obedecerem aos prazos estipulados pelo calendário eleitoral e tratarem de renunciar, cumprindo assim o ritual jurídico da desincompatibilização.
Até gente já morreu
Estou abordando, sim, as sucessivas ameaças físicas – agressões mesmo, atentados sérios, à bala, inclusive com o risco de perda da própria vida – enfrentados por alguns secretários, sejam de municípios pequenos, cidades grandes ou do Governo do Estado, como aconteceu nesta quinta-feira com a secretária de Comunicação Institucional, Lena Guimarães (na foto acima), a quem manifesto minha solidariedade explícita (até porque eu já me sentei, há 10 anos, na cadeira que ela ocupa hoje no 6º andar do Bloco 2 do Centro Administrativo de Jaguaribe).
Casos sem explicação
Antes dela, houve o mal explicado caso dos tiros disparados por motoqueiros até hoje não identificados na lateral do carro utilizado pela secretária de Saúde da PMJP, Roseana Meira, em 2007. Há apenas poucos dias, o secretário de Planejamento da prefeitura municipal de Bonito de Santa Fé, José Heliton Ramalho (apelidado de “Barroso”), foi morto a tiros de espingarda calibre 12, quando chegava à sua residência, localizada na zona rural, próximo à cidade.
Bandidos comuns
Tudo isso, sem falar no assalto sofrido pelo vereador Bira Pereira (PSB) quando viajava de automóvel – agora no início deste ano – para a cidade do Recife, capital do vizinho Estado de Pernambuco e foi interceptado por bandidos e levado para um lamaçal, no meio de um canavial localizado às margens da BR-101, atualmente passando por obras de duplicação.
Atentados políticos?
É bom lembrar também os tiros disparados no pára-brisa do veículo pertencente ao ex-delegado do Orçamento Democrático da Capital, João Bosco Xavier, há menos de uma semana. Ele é cabo-eleitoral da vereadora Elisa Virgínia (PPS), que integra o grupo dissidente das decisões tomadas pelo presidente estadual da legenda, José Bernardino, comandante-geral da Guarda Municipal.
Situação está crítica
Juntando todos estes fatos, é muito preocupante notar que – aparentemente – quase todos os casos são relacionados a figuras de proa no cenário político paraibano e que – certamente – estarão na linha de frente da futura campanha eleitoral.
Quadro não pode piorar
É preciso tomar bastante cuidado, para que este clima de insegurança generalizada, já sentido na pele constantemente pela população – sobretudo nas áreas pobres localizadas na periferia das cidades – também não se estenda para os diversos segmentos administrativos e partidários envolvidos diretamente no próximo pleito estadual. Essa coisa de bandido atirar em carro de autoridade não pode virar moda, de jeito nenhum.
Ricardo na Paixão de Cristo
O Grupo de Teatro Padre Matheus apresentará na próxima sexta-feira, dia 2 de abril, às 18h30, no Largo da Matriz do Sagrado Coração de Jesus, no município de Pilões, a “Paixão de Cristo – Novíssima Jerusalém”. O espetáculo acontece há 35 anos, dirigido pelo ex-prefeito Hermes Augusto de Castro e conta com a participação de artistas da cidade, reunindo em torno de 7 mil pessoas ao ar livre.
Tucanos são anfitriões
No dia da apresentação, está prevista a presença do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), que já deverá ter renunciado ao cargo, a esta altura do calendário eleitoral, para poder se desincompatibilizar com tempo hábil para disputar o Governo do Estado. Ricardo será acompanhado pelo deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB).
Policiais viram atores
Anualmente, o espetáculo – que tem uma hora e quarenta minutos de duração – mobiliza toda a população de Pilões, que se encarrega, inclusive, da montagem do cenário, no meio da rua e nas escadarias da Igreja Matriz. O elenco é composto por funcionários públicos, estudantes secundaristas, advogados, políticos, agricultores e até mesmo policiais militares, envolvendo grande parte dos habitantes locais.
Platéia interestadual
A peça teatral consegue atrair visitantes de outros municípios circunvizinhos localizados na região do Brejo paraibano e até mesmo já houve registro da presença de pessoas vindas de outros Estados nordestinos, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas.
Parlamentar volta a versejar
O suplente de deputado estadual Biu Fernandes (DEM), voltou a exercitar sua veia poética, elaborando versos rimados em torno do mote “Só Arruda na prisão”. Ele refere-se – é claro – à detenção do ex-governador de Brasília-DF, José Roberto Arruda, recentemente afastado do cargo e também do seu antigo partido, os Democratas.
Democrata critica ex-correligionário
Confira, a seguir, os versos do parlamentar:
Lavagem de dinheiro e propina
Estelionato e corrupção
A formação de quadrilha
Caixa dois e mensalão
Um esquema de lobista
Dinheiro para adesista
E um prêmio na delação
Essas citações freqüentes
Formam novo vocabulário
Os personagens conhecidos
Que saquearam o erário
Fizeram tudo com ágio
“Veja” relata o pedágio
Mostrando o cheque bancário
Doze por cento a propina
Junto aos fundos de pensão
A Bancoop complementava
Os recursos do mensalão
“Veja” fez o seu papel
Mas da turma do cartel
Só Arruda na prisão
Queda de braço trabalhista
O deputado federal Armando Abílio (presidente do diretório estadual do PTB) está travando uma verdadeira queda-de-braço com alguns setores do próprio partido dele, que querem boicotar a presença maciça de militantes trabalhistas vindos de municípios localizados no interior do Estado, para o evento marcado para acontecer na próxima segunda-feira à tarde, no auditório do Senac, em João Pessoa.
Abílio quer casa cheia
De Brasília-DF, onde passou os últimos dias, Armando tem telefonado para prefeitos, vices, vereadores, suplentes e demais lideranças petebistas, pedindo que todos façam o maior esforço possível para encher de gente o auditório do Senac, preparando um clima festivo para receber o governador José Maranhão (PMDB), que será oficialmente apresentado pela primeira vez em público como candidato à reeleição apoiado pela legenda.
Na agenda do governador
Nesta quinta-feira, o secretário-chefe de Gabinete do Governador, Adriano Bezerra, me confirmou que Maranhão realmente agendou a presença dele no encontro do PTB, devendo retornar de viagem à Brasília-DF, no final-de-semana, apenas para atender ao convite formulado por Armando Abílio.
Tavares vai disputar mandato
O presidente do PTB Jovem da Paraíba, Diego Tavares, que fez questão de comunicar pessoalmente a decisão ao prefeito Ricardo Coutinho (PSB), oficializou nesta quinta-feira, seu pedido de exoneração do cargo de secretário-adjunto de Turismo da prefeitura municipal de João Pessoa. Diego agradeceu a confiança depositada nele pelo prefeito, destacando que deixa a administração municipal com a satisfação do dever cumprido, anunciando sua candidatura a deputado estadual pela legenda trabalhista nas próximas eleições.
Renúncia em nome da unidade
Tavares confessou a Ricardo que a atitude foi tomada em nome do compromisso republicano que ele tem com o seu partido, responsável, inclusive, pela sua indicação para o referido cargo. “Sempre fui um ardoroso defensor da unidade no PTB e não seria agora que faria diferente, indo contra o meu partido”, explicou.
Agradecimento ao prefeito
Na carta-renúncia que foi entregue ao prefeito, Diego reafirmou o compromisso dele com a unidade partidária dentro do PTB: “Dirijo-me a Vossa Excelência para solicitar a minha exoneração do cargo de Secretário Adjunto de Turismo, que ocupo desde o dia 21 de maio de 2008, convicto de que, durante esse tempo, contribuí para o desenvolvimento de uma gestão que mudou para melhor nossa querida e amada João Pessoa”.
No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…
Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…
Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, cumpriu agenda nesse domingo (15) em cidades do Sertão…
A China é um país híbrido: fechado em algumas áreas, mas, na esfera mais proveitosa,…
Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa desta segunda-feira (16) movimentam a cidade com…