O secretário de Estado da Fazenda da Paraíba, Marialvo Laureano, se manifestou nesta quinta-feira (31) sobre a nova medida do ex-presidente dos Estados Unidos e pré-candidato à Casa Branca, Donald Trump, que anunciou a retomada de tarifas comerciais contra países emergentes — incluindo o Brasil. Laureano classificou a política como “intempestiva, ideológica e imperialista”, alertando para os impactos diretos que podem atingir a economia paraibana.
De acordo com o secretário, a equipe econômica do governo estadual já iniciou estudos para avaliar o prejuízo potencial ao setor produtivo, principalmente às empresas que atuam com exportações ou que dependem de insumos importados impactados pela medida. “Estamos analisando o cenário com responsabilidade. O que Trump propõe é uma agressão às economias em desenvolvimento. Estamos diante de uma atitude imperialista”, afirmou Laureano.
Apesar da preocupação, o secretário reforçou que o Governo do Estado, em parceria com a União, já discute alternativas para proteger a economia local. “É importantíssimo manter o fundo financeiro das empresas, garantir a estabilidade e, principalmente, preservar os empregos”, ressaltou.
O governo federal já sinalizou apoio às empresas brasileiras impactadas pela nova tarifa e avalia ações emergenciais, como incentivos fiscais e linhas de crédito especiais. Na Paraíba, o foco será evitar demissões e manter a cadeia produtiva em funcionamento, com possível criação de um programa de suporte temporário para os setores mais afetados.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Após decisão judicial, o vereador Ítalo Gomes deve assumir nesta quarta-feira (21), de forma interina,…
Um ex-jogador de futebol paraibano, de 35 anos, foi preso nessa terça-feira (20), em Campina…
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) conquistou mais um importante avanço para a saúde pública…
O trânsito na BR-230, em Campina Grande, sofreu alterações a partir desta quarta-feira (21) devido…
O deputado estadual Hervázio Bezerra confirmou, nesta quarta-feira (21), que vai se desfiliar do Partido…
A presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada estadual Cida Ramos, afirmou nesta quarta-feira…