Entrevista: secretário do PSB deixa a PB de fora e diz que partido vencerá no CE, ES, PE
Buscando o fortalecimento da legenda, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) trabalha para eleger três governadores já no primeiro turno: no Ceará (reeleição), Espírito Santo e Pernambuco (reeleição), porque são candidaturas muito competitivas. E, num provável segundo turno, com boas possibilidades de disputa, no Piauí, Rio de Grande do Norte, Amapá e Mato Grosso.
O partido já descarta a vitória em São Paulo de Paulo Skaf, presidente licenciado da Federação das Indústrias (Fiesp), por ter permanecido entre 3% a 5% das intenções de votos. Também porque a situação em São Paulo está muito difícil para se ter um segundo turno, onde a disputa continua entre o PSDB (Geraldo Alckmin) e o PT (Aloísio Mercadante), avalia Carlos Siqueira, secretário nacional do PSB. O partido tem nove candidatos ao governo do Estado.
De acordo com Siqueira, a sigla também trabalha para formar uma bancada na Câmara dos Deputados com algo em torno de 40 parlamentares (hoje o partido tem 27) e poderá elevar, calcula, entre 20% e 30% o número de deputados estaduais nas Assembleias Legislativas no País. Para o partido é muito difícil ainda fazer um balanço correto sobre as chances de vitória nas Assembleias, disse. O balanço parcial de Siqueira baseia-se nas pesquisas internas do partido. Se ocorrer esse aumento esperado, será uma boa eleição para nós, comentou.
O PSB dá praticamente como certa as vitórias de Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE) e Renato Casagrande (ES), mas não descarta a reeleição de Iberê Ferreira, que foi vice-governador de Wilma Faria (PSB), atual candidata ao Senado no Rio Grande do Norte. Em Mato Grosso, socialistas fazem esforço concentrado para levar ao segundo turno Mauro Mendes, presidente licenciado da Federação das Indústrias, da mesma forma que se dedica à vitória de Camilo Capiberibe, filho do senador João Capiberibe, no Amapá. Na Paraíba, com Ricardo Coutinho, ainda há uma pequena chance de dar um segundo turno. Se der, o nosso candidato tem fortes possibilidades, previu.
Ao Senado, explica Siqueira, o partido aposta particularmente em Wilma Faria (RN), apesar de ela estar hoje em segundo lugar nas pesquisas, em João Capiberibe (AP), Lídice da Mata (BA), Rodrigo Rollemberg (DF), José Reinaldo (MA) e na reeleição de Antonio Carlos Valadares (SE). Todos estão em uma disputa real e com chances, contou. Apenas nos Estados do Pará e São Paulo não há possibilidade de vitória. Esses dois últimos não têm condições, contabiliza. Hoje, o PSB tem apenas dois senadores: Antonio Carlos Valadares (SE) e Renato Casagrande (ES).
Leia também:
Presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos comenta pesquisa na PB e considera difícil situação eleitoral de Ricardo Coutinho: “Assim fica difícil”
Paulo Sérgio Scarpa do Jornal do Commércio
Termina nesta sexta o prazo para confirmação presencial das matrículas e rematrículas da rede estadual…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC)…
Em entrevista à imprensa campinense no dia de ontem (29), o senador e pré-candidato a…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Segundo…
O Campeonato Paraibano 2026 tem um novo líder. O Serra Branca venceu o Atlético-PB por…
A polícia prendeu na noite de ontem (29), uma mulher de 32 anos após a…