A Paraíba o tempo todo  |

Sarney anuncia reforma administrativa do Senado e demissão de Zoghbi

O Senado passará por um processo de reforma administrativa, no qual reduzirá os cargos de chefia de 602 para 361, com previsão de ser concluído até novembro, disse nesta quinta-feira (29) o presidente da Casa José Sarney (PMDB-AP). Problemas de gestão na instituição geraram neste ano uma crise que ameaçou o cargo do peemedebista, em meio ao fogo cruzado entre governistas e oposicionistas.

Além das mudanças na administração, Sarney afirmou que foi pedida a demissão do ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi, apadrinhado seu. Zoghbi admitiu à revista “Época” que usou o nome de sua ex-babá para esconder que seus filhos eram os verdadeiros donos da empresa Contact, que atuava no mercado de empréstimo consignado no Senado.

Sarney afirmou que a partir de sugestões dadas pela Fundação Getúlio Vargas o Senado terá uma reforma administrativa para promover o enxugamento da instituição, cortando de cerca de 180 para sete o número de diretorias e estabelecendo prioridade para funcionários concursados. Os senadores terão 15 dias para se manifestarem sobre o assunto, disse o 1º secretário da Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI).
 

“Com essas reformas a Mesa do Senado está deixando como legado uma casa reestruturada, modernizada”, disse Sarney aos colegas no plenário. Em seguida, ele afirmou que as mudanças na administração desde o início da crise política que teve o peemedebista em seu epicentro fizeram com que a população brasileira mostrasse “seu apoio ao Senado”.

Na quarta-feira, Heráclito assinou para suspender os salários de 88 servidores que não se recadastraram. O Senado ameaçou cortar os rendimentos de 503 funcionários que não responderam ao censo interno, mas recuou e só tomou a medida para os que nem sequer começaram o processo de recadastramento.

UOL

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe