Santiago explica matemática e diz ter convicção da capacidade do Republicanos eleger quatro federais

PUBLICIDADE

O deputado federal e pré-candidato à reeleição pelo Republicanos, Wilson Santiago, garantiu, em entrevista nesta segunda-feira (04), que seu partido está trabalhando para eleger até quatro deputados federais nas eleições desse ano, ou seja, 1/3 da representação da Paraíba na Câmara dos Deputados.

Segundo ele, a projeção não é impossível, tendo em vista o somatório de votos que a legenda busca alcançar na corrida proporcional, seja para deputado federal, seja para estadual.

“Nós estamos trabalhando para fazer o maior número possível de votos que dê a possibilidade de eleger quatro deputados federais. Teremos condições sim. Estamos num bom somatório, numa boa chapa para federal, fazendo o possível para aumentar esses votos e com isso ter uma boa representação de deputados federais e também de estaduais. Acredito que teremos condições de fazer os quatro deputados. Precisamos trabalhar sim, ninguém pode esconder isso, mas a diferença de três para quatro não é tão grande”, disse.

Conforme o parlamentar, de acordo com a nova legislação partidária, para se eleger um deputado federal é necessário alcançar um somatório determinado de votos. Após alcançado esse percentual, o segundo mais votado da sigla será puxado pela média, que é de 80% do coeficiente eleitoral.

“Depois que faz o primeiro deputado, o segundo sai do coeficiente eleitoral e vem para média que é 80% de um coeficiente, então se você tem duas vezes 80% de um coeficiente que é 136 mil votos, você já faz logicamente dois deputados federais. E as últimas vagas que serão preenchidas, serão do partido que fizer o maior número de votos, e dessa forma a média diminui”, explicou.

Além de Wilson Santiago, disputa a reeleição pelo Republicanos o deputado federal Hugo Motta, que é o presidente da legenda. A sigla também conta com figuras como Murilo Galdino, que é irmão do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, e o deputado estadual Raniery Paulino, que trocou a corrida pela reeleição para disputar a vaga federal.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024