A Paraíba o tempo todo  |

Sandra quer sessão para o Dia da Prostituta

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) encaminhou requerimento à mesa diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) durante a sessão ordinária desta quarta-feira (5), solicitando sessão especial alusiva ao ‘Dia Internacional da Prostituta’, programada para acontecer no dia 8 de junho, a partir das 15h, no Plenário da Casa de Napoleão Laureano.

Este é o segundo ano que o Mandato popular representado pela parlamentar socialista realiza a sessão. No ano passado, foram debatidas Políticas Públicas que garantam o direito das profissionais do sexo. Na ocasião, foi exibido o vídeo ‘Dois de Junho’.

História

A prostituição como profissão é tão antiga quanto discriminada pelas diferentes sociedades em diferentes períodos históricos. Os avanços do movimento feminista, alcançados na segunda metade do século XX, entretanto, contribuíram para que as mulheres prostitutas adquirissem coragem e se fizessem ouvir na sociedade.

No dia 02 de junho de 1975, na cidade francesa de Lyon, cerca de 150 prostitutas ocuparam a Igreja de Saint-Nizier e fizeram greve de sexo comercial, para protestar contra a repressão policial, multas, prisões, assassinatos de colegas que sequer eram investigados e pelo direito de exercer a profissão.

A diretora da Igreja e a população de Lyon apoiaram e deram proteção às prostitutas. O movimento se espalhou pelas cidades de Marselha, Montpellier, Grenoble e chegou até Paris.

A polícia reagiu de forma violenta, invadindo as capelas em 11 de junho e expulsando as mulheres aos socos e pontapés. A ação corajosa destas mulheres foi noticiada no mundo inteiro e resultou na criação da Associação de Prostitutas Francesas, iniciativa que foi seguida em vários países do mundo.

No Brasil, existe a Rede Brasileira das Prostitutas, organização que agrega grupos e associações de profissionais do sexo e entidades colaboradoras comprometidas com a promoção e defesa da cidadania e dos direitos humanos da categoria.

Assessoria

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe