Categorias: Política

Saiba como foi o debate na Correio

PUBLICIDADE

Depois de quase 2 horas de debate, com direito a troca de farpas e acusações, os candidatos ao Governo do Estado inciam as considerações finais. Ricardo diz que propõe a união de toda a Paraíba, durante discurso final, já Maranhão rebate e lembra que Ricardo perdeu os seis deputados da bancada socialista. Ambos pediram votos no dia 31 de outubro.

O debate chega ao fim

Debate: Maranhão e Ricardo Coutinho se posicionam contrários a legalização das drogas no Estado

Ricardo e Maranhão respondem perguntas de ouvintes e ambos dizem ser contrários a legalização das drogas. Os ouvintes também perguntam sobre a questão do desafogamento do tráfego nas grandes cidades e sobre as políticas para o município de Itabaiana.

Maranhão diz que construiu o hospital de Itabaiana; construiu a ponte; vai desenvolver um projeto voltado para a caprinovinocultura e que Itabaiana será contemplada com vários outros projetos; disse que é terminantemente contra a legalização das drogas; e que o trânsito é um ponto forte da sua gestão uma vez que já construiu o viaduto que resolveu parte do trânsito da entrada da cidade e reafirmou a construção da Via Jaguaribe com a urbanização do Rio Jaguaribe;

Ricardo diz que vai despartidarizar o hospital de Itabaiana; levar a UEPB para o Vale do Paraíba e uma escola técnica estadual para a região; que é contra a legalização das drogas; que o trânsito não será resolvido com a construção da Via Jaguaribe e que a urbanização do Rio Jaguaribe já está sendo feita.

 

Debate: Ricardo volta a abordar o tema da educação e pede para Maranhão citar uma escola construída

O ex-prefeito Ricaro Coutinho (PSB) pede para Maranhão citar apenas uma das 36 escolas que ele afirmou ter construído, durante debate da TV Clube.

Maranhão enumera mais de 10 cidades onde estão sendo construídas escolas. Ricardo, por sua vez rebate e afirma que não há escolas construídas e sim em construção;

O debate continua com troca de farpas e Maranhão pede para Ricardo acabar com a ‘pabulagem’. O peemdedebista diz que o adversário cria um mundo fantasioso e que as estatísticas traduzem a eficácia da sua gestão. Critica o slogan de Ricardo de ’40 anos em 4′ dizendo que isso é impossível uma vez que o adversário fechou maternidades.

Debate: assessores ensaiam bate boca no estúdio da Correio, apresentador pede calma

Debate: durante intervalo, assessores ensaiam bate boca no estúdio da Correio, apresentador pede calma

Momento tenso nos bastidores: os assessores dos candidatos começam a discutir seriamente; a segurança é ativada e os apresentadores pedem calma;

Após restauração da paz aparente reinicia o debate com mais um bloco.

Observação: a discussão registrada nos bastidores aconteceu entre o deputado federal Manoel Júnior e o coordenador geral da campanha do PSB na Paraíba, Nonato Bandeira. Os dois precisaram ser alertados que seriam impedidos de entrar no estúdio caso a cena fosse repetida.

Debate: plano de governo para combater o mal proveniente das drogas é abordado

Gutemberg Cardoso pergunta aos candidatos pelo plano de governo contra o mal das drogas

Ricardo responde dizendo que os jovens estão cada vez mais suscetíveis às drogas e que a maior parte da violência é provocada pelas drogas. Promete programas para recuperar jovens drogados e inserção da juventude no programa Pró-Jovem. Também construir mais praças para dar vida saudável aos jovens.

Maranhão responde dizendo que já tem uma política de combate às drogas bem delineada e definida e que será ampliada. Disse que falar é apenas fôlego, mas que é preciso mostrar trabalho. Relembrou a existência de uma parceria com a igreja católica com a manutenção da Fazenda Esperança dedicada a recuperação de jovens drogados; e disse que já existe na ativa o Conselho Estadual de Combate às Drogas.

 

Debate: apresentador põe panos quentes e muda foco das perguntas; tema agora é a habitação

O apresentador Josival Pereira pergunta sobre o tema habitação e quer saber qual o plano de cada candidato para o setor

Maranhão responde dizendo que tem um plano ambicioso e viável de construir 50 mil casas porque construiu na gestão anterior 27 mil casas com recursos próprios e que já entregou apenas nesta gestão mais de 7 mil casas. Disse que o projeto é viável principalmente porque vai contar com o apoio do Governo Federal através do projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’.

Ricardo responde dizendo que em quatro anos ele construiu mais casas do que todos os outros prefeitos juntos. Disse que não usa apenas o Minha Casa, Minha Vida, mas, outros projetos para substituir casas de taipa pelas de alvenaria. E ainda acusou o adversário de deixar de entregar casas que já estavam prontas. 

Debate na Correio: clima volta a esquentar com pergunta sobre privatizações; candidatos trocam acusações

O apresentador Fabiano Gomes pergunta o que os candidatos pensam sobre privatizações

Ricardo responde dizendo que a Paraíba viu a privatização da Saelpa, Paraiban e acusa o adversário de querer privatizar a Cagepa. Diz que vai criar um banco popular e que é preciso investir no programa salarial e que é preciso republicanizar a Paraíba;

Maranhão responde dizendo que o Hotel de Brejo das Freiras estava entregue às baratas; a Rádio Tabajara e o Jorna União eram apenas boletins de propaganda à serviço de poucos; e que tudo foi melhorado e restaurado pelo seu Governo. Disse também que encontrou o Hospital de Trauma sucateado e que hoje está restaurado em termos de atendimento e que ao contrário da Prefeitura não partidariza os órgãos públicos;

Debate na Correio: Maranhão aborda religião e RC diz que candidato perdeu oportunidade de se calar

Dando continuidade ao debate, Maranhão decide perguntar a Ricardo Coutinho o porquê dele perseguir  às igrejas católicas, já que hoje ele responde na Justiça ações por tentar tomar terrenos de igrejas na Capital.

A pergunta irrita Ricardo Coutinho, que dispara. "O senhor está faltando com a verdade e perdeu uma boa oportunidade de ficar calado". Ricardo diz que a acusação feita é uma mentira de Maranhão e que ao contrário do que ele disse, a Prefeitura tentou rebater as ações que teriam sido iniciadas pelo Ministério Público e não por ele. Ricardo também acusou Maranhão de distribuir panfletos apócrifos contra a sua candidatura.

Maranhão, na réplica diz que tem em suas mãos documentos que comprovam as suas palavras quanto às acusações que fez; e, diz que Ricardo usa do fenômeno da transferência explicado pela psiquiatria.

Na  tréplica, Ricardo  volta a dizer que é mentira a acusação e voltou a acusar Maranhão de distribuir panfletos contra a sua candidatura. Invocou o testemunho de Dom Aldo Pagotto e disse que recebeu apoio religioso no dia de ontem.

 

Debate na Correio: clima esquenta e Maranhão ataca Ricardo Coutinho com provérbio popular

Ricardo pergunta a Maranhão sobre o projeto do adversário o que será feito pela agricultura familiar;

Durante o tema da Agricultura, Maranhão diz que Ricardo desconhece abrangência do assunto e dispara “Se eu pudesse lhe dar um conselho eu diria, Ricardo, sai do lombo desse cavalo porque tu vai levar uma queda grande”. 

Maranhão diz que trabalhou pelo setor a partir de projetos próprios que também serão desenvolvidos no próximo mandato dentre outros programas Maranhão voltou a citar os de irrigação; lamentou o esquecimento do projeto Várzeas de Sousa por parte da gestão anterior;

Ricardo rebate as afirmações do adversário dizendo que as palavras ditas foram apenas fantasia e que a pecuária vai de mal a pior e que o leite passou a ser comprado fora da Paraíba. Ele promete um banco popular e revitalização da Emater em seu mandato.
 

Debate na Correio: providências em prol da segurança pública é o terceiro tema abordado

O radialista Fabiano Gomes pergunta sobre qual será a principal providência no tocante a Segurança Pública

Maranhão responde que investiu em Segurança Pública, enfatizou o envio do Projeto de Lei conhecido como ‘PEC dos policiais’ para aprovação na Assembleia Legislativa; está investindo em reformas de delegacias e aparelhamento da polícia;

Ricardo responde ao apresentador e alfineta o adversário dizendo que a segurança pública na Paraíba está falida, critica o envio da ‘PEC dos policiais’ dizendo que a proposta é eleitoreira e que é um crime o que foi feito e que sequer o adversário pediu urgência na tramitação do processo na ALPB;
 

Debate na Correio: futuro da Paraíba daqui a 10 anos é o segundo tema abordado

 

Próximo a perguntar foi o jornalista Josival Pereiva

O apresentador quis saber como estará a Paraíba daqui há dez anos a partir da gestão de cada um dos candidatos. Primeiro a responder, o candidato Ricardo Coutinho disse que o seu projeto é projetar a Paraíba para o futuro ampliando a capacidade de armazenamento de energia, investindo em educação, micro-economia, contando com o apoio do complexo de Suape em Pernambuco.

José Maranhão disse que a Paraíba já está se vestindo para o futuro através de investimentos em saúde pública, abastecimento d’água capivara, Acauã, Adutora do Congo e do Litoral e a São José; malha rodoviária. O candidato ainda rebateu o adversário dizendo que as Várzeas estão concluídas;
 

Candidatos respondem ás indagações dos radialistas; 1º tema é referente as às águas da Paraíba

 

1º bloco se inicia e o primeiro tema é abordado pelo radialista Gutemberg Cardoso que quer saber dos dois candidatos sobre a chegada das águas na Paraíba.

O governador José Maranhão responde que o seu projeto político há tempos está preparado para a chegada das águas do São Francisco à Paraíba e fala sobre obras que já foram e serão desenvolvidas no eixo Norte e Leste do Estado de modo a beneficiar a irrigação. Relembrando o projeto das Várzeas de Sousa.

Já o candidato Ricardo Coutinho discordou que a Paraíba avançou no projeto das águas e disse que a água não pode ser apenas para o abastecimento, mas, também para inclusão social. Diz que ‘as Varzeas’ é um projeto antigo e não concluído.

Segundo a iniciar a fala, Maranhão cumprimenta presentes e alfineta adesões a RC: “É esquisito o que vem acontecendo no campo da dinheirama”

 

 

O candidato José Maranhão (PMDB) cumprimentou os presentes agradece os votos que recebeu no primeiro turno. Na ocasião o peemedebista apresentou projetos e fez um breve elogios à militância política que o acompanha. Maranhão, ao final de sua fala classificou como estranha as adesões ocorridas nos últimos tempos.

“É esquisito o que vem acontecendo no campo da dinheirama”, falou
 

‘Cara a cara’ com Maranhão, Ricardo Coutinho agradece adesão peemedebista e classifica apoio de Iraê Lucena como essencial

 

Frente a frente com o candidato a reeleição, José Maranhão (PMDB), para participar de debate na Rádio Correio, o candidato do PSB, Ricardo Coutinho agradeceu a recente adesão da deputada derrotada, Iraê Lucena, do PMDB e aproveitou para classificar o apoio da parlamentar como essencial.

“O apoio de Iraê Lucena, como fez outros prefeitos, é essencial, não só por ela sempre ter sido um exemplo no parlamento, mas também por aquilo que ela representa e principalmente pelo patrimônio político que carrega”, falou.

Ricardo completou: “Seja bem vinda e vamos por os pés nas terras, a idéia na mente e a determinação na frente”, finalizou.
 

 

PB Agora, com Portal Correio

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura de Santa Rita tacha de fake news informação sobre suspensão do São João pelo TCE

A Prefeitura de Santa Rita emitiu neste sábado (18) uma nota desmentindo a informação sobre…

18 de maio de 2024

TCE recomenda suspensão de São João por cachês elevados, na Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou a suspensão de todos os…

18 de maio de 2024

Deputado estadual Luciano Cartaxo é internado após passar mal, em João Pessoa

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) foi internado na noite dessa sexta-feira (17) após passar…

18 de maio de 2024

Polícia Militar prende grupo suspeito de integrar facção e intimidar moradores na Paraíba

Em uma operação realizada nessa sexta-feira (17), a Polícia Militar prendeu quatro suspeitos de fazer…

18 de maio de 2024

Sousa enfrenta Santa Cruz do Rio Grande do Norte neste sábado pelo Brasileirão

O Sousa enfrentará o Santa Cruz-RN neste sábado (18), às 15h, em partida válida pelo…

18 de maio de 2024

Assessoria de Luiz Couto rebate sugestão de Jackson Macêdo para que o parlamentar se aposente: “Gerador de conflitos”

O deputado federal Luiz Couto (PT), através de sua assessoria, criticou a declaração do presidente…

18 de maio de 2024