A Paraíba o tempo todo  |

Ruy visita associação cultural e garante apoio para criação de Museu do Forró

No dia nacional do sanfoneiro, comemorado pela primeira vez neste 26 de maio, o deputado federal Ruy Carneiro, visitou a Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN) e assumiu compromisso de atuar em duas frentes que hoje são prioridades para a entidade: trabalhar para tornar o Forró um patrimônio imaterial cultural brasileiro e destinar recursos para a construção de um Museu do Forró, na cidade de João Pessoa. As duas ações visam fortalecer a cultura, a economia e o turismo paraibano.

Ruy Carneiro já apoia a Balaio Nordeste, com a destinação de recursos de emendas parlamentares para o custeio de projetos desenvolvidos na instituição, que é uma entidade cultural sem fins lucrativos, criada em 2010, com o objetivo de contribuir, através da promoção e organização de eventos culturais, de lazer e entretenimento, para a valorização, divulgação e preservação da Cultura Popular e incremento do turismo local. A entidade atua com Orquestra Sanfônica, Trios de Forró, Duplas de Repentistas, Cavalo Marinho, Rabequeiros, poetas, oficinas de acordeom, percussão (pandeiro), confecção de zabumba, rabeca, capacitação para editais culturais e consultorias e mantém a Escola de Música Mestre Dominguinhos.

A ACBN está localizada no bairro do Varadouro, mas os integrantes da associação querem ampliar a divulgação de tradições nordestinas, a exemplo do forró, com a criação de um Museu destinado ao ritmo e solicitaram ao deputado Federal Ruy Carneiro apoio financeiro para isso. Outro pedido feito ao parlamentar foi para que ele auxilie no processo de tornar o Forró patrimônio imaterial cultural do Brasil, que está em andamento no Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) desde 2019, quando se iniciou a construção de um Dossiê de Registro das Matrizes Tradicionais do Forró, procedimento técnico necessário para a inscrição do gênero no Livro das Formas de Expressão do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Essa construção envolve 14 estados brasileiros.

Ruy Carneiro destacou que a associação é de grande importância para a cultura paraibana e que a construção de um Museu do Forró, juntamente com a ação de tornar o forró um patrimônio imaterial cultural do Brasil devem fortalecer ainda mais as tradições culturais paraibanas e nordestinas. “Eu apoio a entidade e agora devo atuar nesta frente de defesa do Forró e vou buscar recursos para a construção deste Museu, que será muito valioso para nossa paraíba, tanto no aspecto cultural, quanto do turismo, ofertando mais uma opção de roteiro aos visitantes e incrementando da economia de nosso estado e da região nordestina”, explicou Ruy.

 

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe