Categorias: Política

Ruy sugere fim dos 14º e 15º salários na ALPB

Ruy celebra fim dos 14º e 15º salários e encaminha documento a todos os deputados estaduais sugerindo o fim do benefício na Assembléia

 

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB) celebrou a aprovação pelo Plenário da Câmara, nesta quarta-feira (27) por unanimidade, do Projeto de Decreto Legislativo 569/12 que acaba com o pagamento dos 14º e 15º salários. A matéria vai a promulgação. Único da Paraíba a abrir mão oficialmente do benefício, agora, o deputado defende que a Assembléia da Paraíba também acompanhe esse movimento nacional. O parlamentar encaminhou a “Carta do reencontro do Parlamento com a sociedade” a todos os deputados estaduais da Paraíba.

 

 

No texto, Ruy Carneiro ressalta o trabalho realizado pelos parlamentares na Caravana da Seca, e observou que a Assembléia da Paraíba sempre se apresentou na vanguarda das modificações políticas e sociais do Brasil. “E por conta desse pioneirismo, venho através desta Carta, apresentar a mesma proposta que defendi nos últimos meses na Câmara Federal. O fim do pagamento dos 14º e 15º salários. Essa iniciativa, na minha ótica, representa o reencontro do Parlamento com a sociedade”, ressaltou.

 

 

O parlamentar reforçou a importância da Assembléia da Paraíba acompanhar esse movimento nacional, sepultando o pagamento dos 14º e 15º salários. “Tenho certeza que os cidadãos paraibanos se orgulharão dos seus representantes. A Paraíba, mais uma vez, se colocará na vanguarda das transformações políticas que a sociedade contemporânea exige”, enfatizou.

 

 

Para Ruy Carneiro, caberá a história o julgamento e o registro dessa iniciativa corajosa e, principalmente, respeitosa para com o trabalhador paraibano. “A transformação desse novo momento da classe política com a sociedade começou. E com a graça de Deus a Paraíba vai figurar na linha de frente desse movimento”, finalizou.

 

 

Fim do pagamento dos 14º e 15º

 

 

O projeto aprovado é de autoria da senadora licenciada e atual ministra-chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann, e foi aprovado pelo Senado em maio de 2012. No momento da votação, o painel eletrônico registrou a presença de 476 deputados.

 

 

As ajudas de custo foram criadas pela Constituição de 1946, quando a capital era ainda no Rio de Janeiro, com o objetivo de custear as viagens, que eram mais difíceis naquela época. A partir da Constituição de 1988, não constou mais no texto a referência à ajuda, que passou a ser disciplinada em legislação infraconstitucional.

 

 

Ruy Carneiro agradeceu a manifestação dos internautas nas redes sociais. “Fiquei satisfeito com a interação e participação dos internautas. Quero agradecer a manifestação de todos”, finalizou.
 

 

 

Assessoria

Últimas notícias

Oposição na CMJP inicia coleta de assinaturas para CPI sobre facções nas eleições de 2024

Vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) começaram ontem terça-feira…

11 de fevereiro de 2026

Pastora e ativista Morgana Macena anuncia pré-candidatura a vice na chapa de Wallber, em Cabedelo

A pastora e ativista humanitária Morgana Macena anunciou, nessa terça-feira (10), sua pré-candidatura a vice-prefeita…

11 de fevereiro de 2026

Operação fecha mais um ponto de venda de drogas na cidade de São Bento

A operação de combate ao tráfico de drogas na cidade de São Bento teve mais…

11 de fevereiro de 2026

Escola do Legislativo da ALPB prorroga inscrições para cursinho Pré-Enem 2026

A Escola do Legislativo da Paraiba (ElegisPB) prorrogou até esta quarta-feira (11) as inscrições para…

11 de fevereiro de 2026

Caso Master: dinheiro jogado pela janela durante operação da PF reascende memória de caso na PB

Uma cena inusitada marcou a terceira fase da Operação Barco de Papel, da Polícia Federal,…

11 de fevereiro de 2026

Análise | Da rima ofensiva ao abraço político: o novo papel de Pedro

A política paraibana tem memória — e a internet também. Não faz muito tempo, o…

11 de fevereiro de 2026