Categorias: Política

Ruy Falcão e Frei Anastácio recomendam PT na proporcional com PMDB

PUBLICIDADE

 O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, recomendou aos vários níveis do partido na Paraiba que elimine a resistência de ceder a composição na proporcional (para deputado federal e estadual) visando acelerar a aliança com a candidatura de Veneziano Vital.

 

Ainda com base na reunião em Brasília com a cúpula petista, Rui Falcão, defendeu a necessidade do partido retomar o diálogo com o PMDB com vistas à formação de uma aliança na eleição proporcional. Os dois partidos estavam em pé de guerra por conta da posição tomada pelos pré-candidatos petistas de não se compor com os peemedebistas na proporcional. Rui Falcão ponderou que se buscasse um consenso de forma a não prejudicar a aliança PT/PMDB na eleição majoritária.

O presidente do PT no Estado, Charliton Machado, disse que as conversas serão retomadas, mas que a decisão só sairá no último dia previsto para as convenções, ou seja, dia 30 de junho.

Para Charliton, ass coligações na proporcional são cálculos e não é questão de ideologia. Apesar de defender a retomada das negociações, Charliton destacou que seria importante também que os pré-candidatos do PT na proporcional se pronunciassem sobre a aliança com os peemedebistas. Ele disse que apenas o deputado Frei Anastácio tomou essa iniciativa. O parlamentar petista declarou que a decisão do STF de manter o número de deputados abre caminho para consolidar a aliança proporcional com o PMDB.

 

Defensor da aliança na majoritária e na proporcional, o deputado Frei Anastácio tem o mesmo pensamento.

– Com esse cenário, de manutenção do número de cadeiras na Assembleia e na Câmara Federal, entendemos que uma aliança proporcional com o PMDB e PSC trará ganhos significativos para todas as legendas -, disse Frei Anastácio.

Ele destacou a orientação do PT nacional de que na Paraíba o partido envide todos os esforços para fortalecer a aliança com o PMDB.

– Esse é o caminho que estamos trilhando e, agora, iremos trabalhar para firmar a aliança na proporcional. Não vemos mais nenhuma barreira para isso – afirmou

O PT realiza a sua convenção no dia 30 de junho. Já o PMDB marcou para o dia 29. A aliança na proporcional deverá contar com partidos como PR, PSC, PMDB, PT e PTC.

 

Severino Lopes

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para mais de 100 municípios paraibanos

Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…

27 de dezembro de 2025

Polícia Federal prende Filipe Martins, mais um dos condenados pela trama golpista

A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…

27 de dezembro de 2025

Queiroga e Efraim confirmam nome de Walber Virgolino para disputar Prefeitura de Cabedelo

O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…

27 de dezembro de 2025

Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…

27 de dezembro de 2025

Campinense anuncia contratação do zagueiro Matheus Camargo para temporada 2026

A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…

27 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

27 de dezembro de 2025